Novo transporte de Campinas muda regras para ar condicionado nos ônibus; Veja como vai ficar


O transporte de Campinas poderá sofrer profundas mudanças nos próximos meses. É o que está proposto na minuta do edital de licitação do setor, disponível para consulta em https://olhardacidade.com.br/emdec-publica-edital-do-transporte-de-campinas-veja-as-novas-linhas-e-detalhes/.

Um dos itens que constam no edital é a compra de coletivos equipados com ar condicionado. Atualmente a compra não é obrigatória, e sim opcional.

Essa questão não estava exatamente clara no edital, porém o ODC localizou o dispositivo que diz respeito a este assunto.

De acordo com o edital de licitação do transporte em Campinas, todos os ônibus que forem comprados novos, ou seja, zero quilômetro, deverão ser equipados com ar condicionado, independentemente do tipo, ou seja, se é convencional ou articulado.

Inicialmente estava previsto que apenas os ônibus do BRT iriam ter ar condicionado e que os coletivos convencionais não precisariam ter o equipamento, mas isso já mudou.

O ar condicionado nos ônibus urbanos é uma reivindicação antiga da população e por isso foi considerado neste edital.

É importante deixar claro que as empresas que forem operar o novo sistema de transporte de Campinas terão um tempo para se adaptar à essa medida.

Assim que o sistema começar a funcionar, as empresas poderão operar com veículos usados, desde que não passem dos 10 anos de idade. Esses usados não precisam ter ar condicionado, mas a partir do momento em que estes forem substituídos por veículos zero quilômetro, os mesmos já deverão vir com o equipamento.

Em um dos itens do edital é dito que esses coletivos novos também deverão vir com vidros colados, ou seja, sem janela de abrir, igual aos comprados recentementes pela empresa Campibus. Dessa forma, obrigatoriamente o ar condicionado deverá funcionar, tanto no calor quanto no frio (neste último caso, apenas para ventilação).

Da Redação ODC.
Leia também:
Colocar as contas em dia é o primeiro passo para superar a crise

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré