Dois novos radares entrarão em operação na segunda-feira da semana que vem, dia 16 de dezembro em Campinas. Os equipamentos estão instalados nos dois lados do Terminal Santa Lucia, na Avenida Ruy Rodriguez.
Na região a velocidade ficará limitada a 50 quilômetros por hora. Os motoqueiros continuam passando de forma completamente imprudente e quase atropelando quem passa, sem medo de serem multados.
Desde setembro, a Emdec vem reforçando a segurança na circulação de pedestres na avenida Ruy Rodriguez, no entorno do terminal, com o objetivo de evitar sinistros (acidentes). Dois novos pontos de travessia de pedestres foram sinalizados, na altura da rua Pedro Galhardi, próximo à Havan; e do Terminal BRT Santa Lúcia, próximo ao atacadista Assaí. Novos semáforos, com botoeiras, foram ativados na altura do cruzamento da Ruy Rodriguez com a Pedro Galhardi; e anterior à rua Abílio José dos Santos (sentido bairro-centro).
A avenida Ruy Rodriguez conta com cerca de 7 km de extensão e atravessa os bairros Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Yeda, Parque Universitário de Viracopos, Jardim Shangai e Recanto do Sol I. Em 2024, mais de 48 mil veículos circularam pela avenida por dia, na soma dos dois sentidos de circulação. A medição considera os pontos de fiscalização eletrônica que registraram o maior fluxo.
Faixas informativas foram instaladas no trecho para alertar sobre a ativação do radar.
Radar foi remanejado: número de pontos está mantido
A instalação foi viabilizada a partir do remanejamento do radar implantado anteriormente nos cruzamentos das avenidas Alberto Sarmento com Governador Pedro de Toledo; e Barão de Itapura com Brasil. Não houve, portanto, ampliação do número de 144 pontos de fiscalização eletrônica ativos em Campinas.
O remanejamento de pontos vem sendo usado pela Emdec como estratégia para atender às novas demandas de reforço da segurança viária, a partir de equipamentos que estavam em regiões onde o papel fiscalizatório já foi cumprido. Em outubro, a estratégia foi usada em outro ponto da avenida Ruy Rodriguez, junto à Estação BRS Arymana, no Parque Universitário de Viracopos, também para reforçar a segurança dos pedestres que atravessam a via para utilizar a estrutura do transporte.
Velocidade mata
A Emdec reforça que os radares são equipamentos de proteção à vida e têm efeitos positivos na redução de sinistros graves no trânsito. São ferramentas essenciais para auxiliar as políticas públicas de segurança viária e instrumento do Poder Público para garantir o cumprimento das Leis de Trânsito.
O excesso de velocidade foi responsável por 34% (51) dos 149 sinistros fatais registrados em 2023. Entre janeiro e outubro de 2024, cerca de 26% (10) dos 39 óbitos analisados até o momento tinham a velocidade excessiva ou inadequada como fator de risco.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cada aumento de 1% na velocidade média praticada, implica em 4% mais riscos de ocorrer um sinistro fatal. Quanto maior a velocidade praticada pelo condutor, menor é o seu ângulo de visão, menor o tempo disponível para reação, maior é a distância de frenagem e, consequentemente, maior é a velocidade de impacto do veículo contra um obstáculo ou contra uma pessoa.
Da Redação ODC.
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