O ônibus que recebeu pintura de teste e ficou mais escuro do que o previsto

Quando foi lançado o edital do transporte público de Campinas em 2005, houve a divulgação das novas quatro áreas operacionais da cidade, que passaram de seis para quatro: verde, vermelha, azul claro e azul escuro.

Com o final do processo licitatório, as empresas começaram a testar as pinturas em suas então frotas circulantes e uma delas chamou bastante a atenção na época.

A VBTU Transportes pintou o carro número 7214 com a exata cor prevista no manual de comunicação visual da EMDEC.

De acordo com o manual, os ônibus da área 4 deveriam ser pintados exatamente com o mesmo azul que ilustrava os micro-ônibus dos perueiros naquela época, já que inicialmente estava previsto que todos os perueiros iriam operar todas as linhas da área 4, e todos ficaram concentrados apenas lá.

Com mudanças posteriores, eles acabaram sendo espalhados por todas as áreas.

Micro-ônibus da extinta Cooperativa Cooperselc, com o tom de azul exato usado no carro 7214 da VBTU.

Porém quando saiu a pintura do carro 7214, acharam que ficou um tom de azul muito escuro para um ônibus, e por isso decidiram “clarear” um pouco, deixando um azul escuro mais sutil.

O tom de azul mais claro, atualmente utilizado pela Onicamp.

Atualmente, as linhas da área 4 são operadas pela empresa Onicamp, do mesmo grupo da Itajaí Transportes, e mantém um tom de azul escuro bem mais sutil. Confiram nas fotos as diferenças.

O tom de azul mais escuro chamava a atenção.

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens