Você se lembra em quem votou para vereador em Campinas? Poucas pessoas devem lembrar disso, mas, se você é um dos poucos que realmente se importa com o que faz uma pessoa que vai ganhar R$ 17 mil a partir de 2025 (e que hoje ganha em torno de R$ 10 mil), é importante que você saiba quem votou a favor do projeto que prevê o pagamento de um 13º salário e de férias remuneradas.
Afinal, os mesmos vereadores chegaram a dizer, em outras épocas, que o que ganham hoje não é um salário, mas sim ajuda de custo. Como então justificam o 13º SALÁRIO? “Ah, mas, no título do projeto, consta como 13º subsídio”. Aham.
O projeto passou com larga folga na primeira votação, realizada nesta segunda-feira. Dos 33 vereadores que Campinas tem (que, somados, não dão 2), 27 votaram a favor, o presidente Luiz Rossini não pode votar (mas ele encabeça a lista de quem entrou com o projeto), três se posicionaram contra e dois não foram à sessão.
Quem votou a favor do 13º salário
- Arnaldo Salvetti (MDB)
- Carlinhos Camelô (PSB)
- Carmo Luiz (Podemos)
- Cecílio Santos (PT)
- Debora Palermo (Podemos)
- Edison Ribeiro (União Brasil)
- Eduardo Magoga (Podemos)
- Fernando Mendes (Republicanos)
- Filipe Marchesi (PSB)
- Guida Calixto (PT)
- Higor Diego (Republicanos)
- Jair da Farmácia (Solidariedade)
- Jorge Schneider (PL)
- Luiz Cirilo (PSDB)
- Major Jaime (PP)
- Marcelo da Farmácia (Avante)
- Marcelo Silva (PSD)
- Marrom Cunha (Solidariedade)
- Nelson Hossri (PSD)
- Otto Alejandro (PL)
- Paolla Miguel (PT)
- Paulo Haddad (Cidadania)
- Permínio Monteiro (PSB)
- Professor Alberto (PL)
- Rodrigo da Farmadic (União Brasil)
- Rubens Gás (PSB)
- Zé Carlos (PSB)
Quem votou contra o 13º
- Mariana Conti (PSOL)
- Paulo Bufalo (PSOL)
- Paulo Gaspar (Novo) [importante: à Rádio CBN Campinas, na manhã desta segunda-feira, Gaspar se mostrava favorável; mas, vendo a repercussão negativa, recuou de última hora]
Quem não compareceu à sessão
- Gustavo Petta (PCdoB)
- Juscelino da Barbarense (PL)
O projeto precisa passar por uma segunda votação antes de ser levado ao prefeito Dário Saadi para ser sancionado. Do jeito que a Câmara está, não vai demorar muito para isso acontecer; e, pior, é capaz da prefeitura simplesmente sancionar, sem eira nem beira.