Nos últimos dias as redes sociais estão sendo inundadas com várias informações erradas e mentirosas sobre a renovação de frota de ônibus urbano de Campinas. Por isso, o ODC fez esse tira-dúvidas para esclarecer alguns dos principais pontos.
Veja abaixo o que é verdade e o que é mentira sobre a renovação de frota em Campinas:
1 • A PREFEITURA EXIGIU A COMPRA DOS NOVOS ÔNIBUS PARA RENOVAR A FROTA EM CAMPINAS?
EM PARTES – Na verdade não hovue uma exigência para a compra dos novos ônibus, e sim um acordo para que esse lote chegasse à cidade. É um lote muito pequeno, considerando que a cidade tem mais de 1000 ônibus operando, mas já dá um fôlego maior à operação.
2 • FORAM VEREADORES E LÍDERES DE BAIRRO QUEM ESCOLHERAM AS LINHAS ONDE OS NOVOS ÔNIBUS VÃO OPERAR?
MENTIRA – A escolha das linhas foi feita pela equipe da Emdec em conjunto com a prefeitura e as empresas de ônibus, sem qualquer interferência de vereadores ou de pessoas que se dizem líderes de bairro.
3 • TODA A FROTA DE ÔNIBUS DE CAMPINAS VEIO DO RIO DE JANEIRO E DE CURITIBA?
MENTIRA – Uma pequena parcela dos ônibus é usada, advinda do Rio de Janeiro. Campinas nunca teve ônibus usados vindos do sistema de Curitiba. A empresa Itajaí tinha um único ônibus que veio de Curitiba, porém era veículo de testes da Volvo, que tem sua sede brasileira na capital paranaense, e nada mais.
4 • CAMPINAS NUNCA COMPROU ÔNIBUS ZERO QUILÔMETRO E TUDO VEIO DO RIO DE JANEIRO E CURITIBA?
MENTIRA – Mais de 3/4 da frota de ônibus de Campinas veio zero quilômetro, porém os mesmos ainda não foram trocados e grande parte já ultrapassou o tempo de 10 anos de uso, mas chegaram zerados na época.
5 • ESTA É A PIOR ÉPOCA DO TRANSPORTE PÚBLICO EM CAMPINAS?
MENTIRA – Campinas já teve um número de quebras muito maior no passado, porém proporcionalmente como a frota era maior, muitas vezes essas quebras eram “camufladas” e hoje ficam mais evidentes, mas em outras épocas a situação já foi bem pior.
6 • TODOS OS ÔNIBUS DO BRT DE CAMPINAS VIERAM DO RIO DE JANEIRO?
MENTIRA – Da VB1 e da Itajaí, todos chegaram zero quilômetro. Os da Campibus vieram de Guarulhos, com baixa quilometragem rodada.
7 • DE IDADE, A FROTA DE CAMPINAS NUNCA FOI TÃO ANTIGA
VERDADE – Considerando o ano de cada carro e fazendo uma média, a frota de ônibus de Campinas está hoje com a maior idade de toda a história. No passado, mesmo com mais quebras, a idade média era menor.
8 • EXCESSO DE LOMBADAS PREJUDICAM A OPERAÇÃO E AUMENTAM QUEBRAS DOS ÔNIBUS
VERDADE – O número de lombadas aumentou absurdamente nos últimos tempos e isso prejudica a circulação de ônibus, sobretudo articulados, que quase sempre avariam a traseira na passagem pelos quebra-molas.
9 • A EMDEC NÃO MULTA AS EMPRESAS DE ÔNIBUS
MENTIRA – Várias multas são emitidas todos os dias pelos mais diversos motivos, inclusive motoristas são multados quando cometem infração de trânsito.
10 • OS ÔNIBUS SÓ PODEM CIRCULAR PELAS FAIXAS DE ÔNIBUS
MENTIRA – Não existe uma “faixa apenas para carros”. Na faixa comum podem circular todos os veículos, inclusive os ônibus. Já na faixa dos ônibus, podem circular apenas os ônibus, até por motivos óbvios, pois transportam mais pessoas e precisam de prioridade.
Da Redação ODC.
Leia também: História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 10)





