O óleo lubrificante do motor é essencial para o funcionamento do veículo, tendo várias funções, como lubrificação das peças minimizando a fricção das superfícies metálicas, refrigeração do pistão que atinge temperaturas altíssimas em poucos segundos após ser acionado, além de ser responsável pela prevenção da corrosão e da formação de depósitos. O motor a combustão libera substâncias agressivas que são neutralizadas pelo óleo lubrificante.
No caso de veículo pesado, o cálculo funciona da seguinte maneira:
Um veículo pesado consome 40 litros de combustível ao fim de 100 km. Acima de 100 km o volume consumido sobe para 400 litros. Assim a relação é 0,25% de 400 litros de combustível, ou seja, 1 litro de consumo de óleo e 0,5% de 400 litros de combustível são dois litros de consumo de óleo.
Para veículos leves, o cálculo é:
Um veículo leve consume cerca de 8 litros de combustível ao final de 100 km. A partir de 100 km, o volume consumido sobe 80 litros. Então, 0,1% de 80 litros de combustível são 0,08 litros de consumo de óleo e 0,5% de 80 litros de combustível são 0,4 litros de consumo de óleo.
Existem valores de referência e limites para consumo de óleo para cada motor, estipulado pelos fabricantes. Quando não há indicações precisas sobre o consumo, a referência é 0,25% a 0,5% de consumo para veículos pesados referente ao consumo efetivo de combustível. Para motores dos veículos leves, o consumo de óleo está na ordem dos 0,1% a 0,5 do consumo de combustível.
Os motores diesel consomem mais óleo do que os motores ciclo Otto. Com turbocompressores, também exige mais óleo. Além disso o consumo de óleo, tende a aumentar ao longo da vida útil do motor. Todas as peças do motor sofrem o mesmo nível de desgaste. Se apenas forem substituídas 10% delas, o resultado que se pode esperar de uma reparação parcial será também de apenas 10% em relação à situação atual.
De acordo com as informações técnicas da Motorservice as principias causas de perda de óleo são:
– Folga excessiva na bucha do turbocompressor;
– Linha de retorno do óleo obstruída no turbocompressor;
– Desgaste da bomba injentora;
– Fugas no sistema de aspiração;
– Desgaste nos vedadores das hastes das válvulas e nas guias das válvulas;
– Erro de montagem do cabeçote;
– Sobrepressão no cárter do motor;
– Nível excessivo de óleo;
– Falhas de combustão e excesso de combustível;
– Projeção incorreta do pistão;
– Manutenção irregular quando são cumpridos os intervalos de serviço prescritos pelo fabricante, ocasionando envelhecimento e contaminação do óleo dentro do motor;
– Utilização do óleo do motor de qualidade inferior ou inadequado;
– Deformação dos cilindros;
– Erros de processo de usinagem e brunimento;
– Taxa de exposição de grafite baixa;
– Bielas torcidas ou deformadas;
– Anéis de segmento quebrados, presos ou mal montados
– Produtos de vedação incorretos, com folgas excessivas ou falta de vedador;
– Corpos estranhos ignorados nas superfícies de vedação;
– Vazamentos nos anéis de vedação do eixo radial;
– Defeitos na superfície de vedação;
– Bombas de vácuo com defeitos;
– Pressão de óleo excessiva .
Sobre a Motorservice – O Grupo Motorservice é a organização de vendas das atividades globais de pós-vendas da Rheinmetall Automotive. É um fornecedor líder de componentes de motores para o mercado de peças de reposição, englobando as marcas KS Kolbenschmidt, Pierburg e BF. Uma extensa disponibilidade de produtos permite que os clientes adquiram todas as suas peças de reposição de uma única fonte. Além disso, OFERECEMOS SOLUÇÕES é o lema da divisão que atua como solucionadora de problemas para distribuidores, atacadistas, varejistas e oficinas mecânicas. A Motorservice oferece um nível de conhecimento técnico de destaque, somente disponível por ser uma empresa de alta tecnologia.
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