O único ônibus convencional com motorização traseira ainda em circulação pela Itajaí Transportes

Modelo: Neobus Mega
Chassis: Volvo B7R
Empresa: Itajaí Transportes Coletivos
Quantidade na frota: 1 unidade
Ano de fabricação: 2007
Início de operação: 2010
Prefixos: 2971

A Itajaí Transportes possui uma frota bastante peculiar, com diversos modelos diferentes uns dos outros. Por hábito, ela não tem o costume de fazer compra de grandes quantidades de ônibus até porque sua frota é bem menor que uma VB Transportes, por exemplo. Isso torna-a bastante curiosa e coloca nas ruas veículos como o que vamos apresentar.

Estamos falando do único veículo convencional com motorização traseira ainda em circulação pela empresa. O ônibus possui carroceria Neobus Mega e chassis Volvo B7R de 290cv. Montado em 2007, tem apenas este ano para continuar em operação já que completará seus dez anos-limites previstos em contrato.

Já esteve em melhor condição mas ainda está bastante conservado, dada a sua idade. Apesar de já ter praticamente dez anos, ele chegou à cidade apenas em 2010 pois era um veículo de demonstração da Volvo e foi vendido à Itajaí por um valor abaixo do de mercado. Esporadicamente fica parado para receber peças novas.

Seus 290cv concentrados no motor de posicionamento traseiro garantem um desempenho excepcional inclusive em aclives. Possui suspensão a ar, deixando-o mais “macio”. É dotado de 4 portas (duas de cada lado), assentos plásticos com estofados e iluminação convencional.
Esse ônibus circula em praticamente todas as linhas da Itajaí, inclusive nas alimentadoras do Terminal Campo Grande (esses dias atrás foi visto na 200), mas é mais certeza encontrá-lo em linhas como a 210, 211 e 220. Vejam outras fotos abaixo.


Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Podcast InterBuss ODC

  • Terminal BRT Santa Lúcia aberto. E agora, o BRT de Campinas vai dar certo?

Últimas postagens