A partir da próxima semana o ODC irá publicar uma série de matérias contando a história dos transportes ferroviários na cidade de Campinas.
Campinas foi um importante entroncamento ferroviário com grandes ramais das maiores companhias do passado, todas aglutinadas na finada FEPASA – Ferrovias Paulistas S/A.
Além disso, Campinas teve bonde elétrico até o ano de 1968. Mais tarde, houve a implantação de um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos, com um pequeno trecho circulando por cerca de cinco anos.
Hoje, a cidade não conta com nenhum trecho de transporte de passageiros sobre trilhos, ficando tudo a cargo de ônibus, carros e outros modais menores.
Como que tudo isso acabou, sendo que Campinas teve linhas de trem espalhadas por quase toda a cidade? As estações foram abandonadas por um tempo e depois passadas para a iniciativa privada ou para o poder público, como aconteceu com a estação da Paulista, no Centro.
Muita gente posta nas redes sociais a vontade de andar de “metrô” em Campinas, mas será que há demanda para um modal desse porte, apenas dentro da cidade?
Tudo isso será mostrado e debatido, com números realistas, e não achismos que muita gente posta apenas para chamar a atenção e angariar votos.
Não percam! A partir da próxima sexta-feira, dia 16, sempre às 13 horas, aqui no ODC.
Da Redação ODC.
Leia também: Novo alerta de golpe telefônico é emitido em Campinas; Veja como tomar os cuidados





