ODC conta a história dos transportes ferroviários em Campinas com análises críticas

A partir da próxima semana o ODC irá publicar uma série de matérias contando a história dos transportes ferroviários na cidade de Campinas.

Com análises críticas, a série do ODC vai relatar a história de forma sucinta e trará alguns fatos que talvez não sejam conhecidos da maioria das pessoas.

Campinas foi um importante entroncamento ferroviário com grandes ramais das maiores companhias do passado, todas aglutinadas na finada FEPASA – Ferrovias Paulistas S/A.

Além disso, Campinas teve bonde elétrico até o ano de 1968. Mais tarde, houve a implantação de um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos, com um pequeno trecho circulando por cerca de cinco anos.

Hoje, a cidade não conta com nenhum trecho de transporte de passageiros sobre trilhos, ficando tudo a cargo de ônibus, carros e outros modais menores.

Como que tudo isso acabou, sendo que Campinas teve linhas de trem espalhadas por quase toda a cidade? As estações foram abandonadas por um tempo e depois passadas para a iniciativa privada ou para o poder público, como aconteceu com a estação da Paulista, no Centro.

Muita gente posta nas redes sociais a vontade de andar de “metrô” em Campinas, mas será que há demanda para um modal desse porte, apenas dentro da cidade?

Tudo isso será mostrado e debatido, com números realistas, e não achismos que muita gente posta apenas para chamar a atenção e angariar votos.

Não percam! A partir da próxima sexta-feira, dia 16, sempre às 13 horas, aqui no ODC.

Da Redação ODC.
Leia também:
Novo alerta de golpe telefônico é emitido em Campinas; Veja como tomar os cuidados