ODC explica tudo o que vai mudar no transporte coletivo de Campinas; Edital já está no ar

O edital do transporte coletivo de Campinas está cheio de novidades que vão impactar a vida dos moradores da cidade. É importante conhecer as propostas feitas pela Prefeitura e pela Emdec, que é quem cuida do setor, já que a população terá até novembro para opinar sobre tudo.

Por conta disso, o ODC já fez a leitura de todo o edital e extraiu alguns pontos de grande importância para a população em geral, que fará a diferença em curto prazo. Vamos começar?

Primeiramente vamos falar sobre o que é essa tal licitação que tanto falam e que poucos explicam. A operação do transporte coletivo em qualquer cidade do Brasil deve ser feita por uma empresa ou por mais empresas, ficando a critério da prefeitura escolher, se ela mesmo opera com ônibus próprios, ou se ela contrata uma para operar as linhas.

Em Campinas a prefeitura contrata empresas de ônibus particulares para operar as linhas da cidade. Para que isso seja feito é necessário um processo de licitação, pois assim várias empresas possam concorrer de forma igualitária.

Após o fim do processo de licitação, uma ou mais empresas são escolhidas para operar os itinerários que a prefeitura determinar e para isso é assinado um contrato com validade.

O atual contrato das empresas de ônibus de Campinas já está vencido, pois ele foi assinado em 2005 com validade de 10 anos, prorrogáveis por mais 5. Vencidos os 15 anos, completos em 2020, as empresas passaram a operar de forma emergencial, ou seja, com um contrato temporário até que novas empresas sejam contratadas.

Como a Justiça barrou o processo de licitação que começou em 2018 por conta de um edital muito mal feito, a prefeitura teve que refazer todo o processo. Esse edital de 2018 teve que ser feito pois a mesma Justiça cancelou a licitação de 2005, dizendo que o mesmo foi irregular.

Entre 2018 e 2022 a prefeitura enrolou para fazer um novo edital, e só agora ele saiu. Foram dois anos perdidos, do mandato anterior, e um ano e meio para que um novo edital fosse feito, e o mesmo já está no ar. Ele pode ser conferido no link https://olhardacidade.com.br/emdec-publica-edital-do-transporte-de-campinas-veja-as-novas-linhas-e-detalhes/.

O problema do edital é que ele tem muitos documentos e as pessoas não têm tempo e nem paciência para ler tudo. Por isso o ODC já fez essse trabalho para você. Assim, poderá saber o que vai mudar no transporte de Campinas e dar a sua opinião sobre o que pode mudar.

O prazo para a opinião da população é de 90 dias, ou seja, termina em novembro. Algumas coisas já serão sugeridas, conforme debatido em live feita pelo ODC no último sábado.

Dessa forma, a prefeitura poderá implantar um sistema de transportes de acordo com o desejo da população. É importante opinar agora, pois depois da assinatura do contrato, tudo ficará mais difícil.

Além disso, é muito importante a participação da população que realmente utiliza o transporte coletivo em Campinas, pois até agora apareceram apenas ONGs e associações de pessoas que nem são da cidade ou que nem utilizam o transporte coletivo, mas estão dando opiniões que não fazem a menor diferença para a população, mas ajudam a tumultuar o processo, prejudicando o usuário.

Acompanhe nos próximos dias as matérias especiais sobre a licitação do transporte em Campinas, e participe desse processo!

Da Redação ODC.
Leia também: Como funciona o atendimento médico on-line?

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens