Operação contra motos irregulares tem 125 autuações na Av. John Boyd Dunlop em Campinas

Realizada na avenida John Boyd Dunlop (JBD), a sexta operação “Placa Escura” contou com 56 abordagens nesta sexta-feira, dia 11 de agosto. A ação foi feita na altura da rua Achiles Bertoldi (sentido Centro), no bairro Cidade Satélite Íris, em parceria entre a Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal. Esta foi a terceira edição na JBD e contabilizou 125 autuações, das 15h às 17h20.

Voltada à abordagem de motocicletas cujas placas são encobertas pelos condutores, diante de equipamentos de fiscalização eletrônica, a operação não acontece em um dia qualquer. A sexta-feira é o segundo dia da semana a concentrar mais sinistros (acidentes) fatais envolvendo motos, segundo o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito – Motociclistas, levantamento feito pela área de gestão de base de dados da Emdec com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). Em 2022, domingo foi o dia mais fatal para motociclistas. A fiscalização é um dos esforços para inibir comportamentos de risco, que causam óbitos pelas vias da cidade.

Além da atitude de acobertar a placa, as equipes de fiscalização ficam atentas a outros comportamentos perigosos e proibidos, como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta, porte de documentação irregular, condução de motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular), entre outros.

No total, 51 motocicletas e cinco automóveis foram abordados durante a ação. Como resultado, cinco veículos foram removidos (quatro motos e um automóvel). Quanto às autuações, foram registradas 99 para motocicletas e 26 para automóveis.

Realizada desde o dia 28 de julho, a operação “Placa Escura” teve duas edições nesta semana: uma na região do distrito do Campo Grande e outra, do Ouro Verde. Nesta sexta-feira, na JBD, a ação contou com a participação de 18 membros da Guarda Municipal e seis agentes da mobilidade urbana da Emdec. Na quarta-feira, dia 9, Emdec e GM realizaram a fiscalização na avenida Ruy Rodriguez.

Histórico

  • 1ª operação “Placa Escura” (28/07) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 65 motocicletas abordadas; 42 autuações; três remoções de veículos ao Pátio Municipal; 70 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 65 homens).
  • 2ª operação “Placa Escura” (1º/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 76 motocicletas abordadas; 32 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal; 77 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 72 homens).
  • 3ª operação “Placa Escura” (3/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e PM: 26 motocicletas abordadas; 79 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal; 28 abordagens de pessoas (duas mulheres e 26 homens).
  • 4ª operação “Placa Escura” (4/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 66 motocicletas, quatro automóveis e um utilitário abordados; 104 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal.
  • 5ª operação “Placa Escura” (9/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 57 motocicletas e cinco automóveis abordados; 95 autuações; sete remoções ao Pátio Municipal.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Mais quatro linhas de ônibus deixam de atender Avenida Campos Salles

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens