Opinião: Emdec joga contra o BRT, e abre brecha para onda de oportunistas que mentem

Inicialmente toda modernina, a Emdec está se mostrando cada vez mais com um marketing péssimo, o que pode jogar todo o investimento do BRT no lixo.

Sem explicações claras sobre o seu funcionamento, além de um calendário excessivamente longo para a implantação, a Emdec está, mais uma vez, perdendo uma enorme oportunidade de mostrar seu trabalho.

Para piorar, esse marketing de péssima qualidade já respinga na Prefeitura e na figura do prefeito Dário Saadi.

Nos últimos dias cresceu absurdamente o número de vídeos, moções, textos e abaixo-assinados criticando a administração Saadi, que poderá culminar num fracasso eleitoral em 2024.

A mudança de modal para o BRT, tanto no Ouro Verde quanto no Campo Grande, mesmo com as obras de finalização ainda paralisadas por culpa do Secretário de Infraestrutura, requer muita divulgação.

O problema é que parece que a Emdec está com medo do BRT, ou simplesmente não quer que a população use. Nota-se que quase nada foi falado sobre o sistema, a não ser panfletos e cartazes mixurucas.

Em outras épocas, campanhas massivas na televisão aberta mostrariam as vantagens do novo sistema ante as linhas atuais, que são mal operadas, atrasadas e superlotadas.

Curiosamente, a Emdec adora fazer alarde com coisas minúsculas, como a apresentação daqueles pontos “sem-vergonha”, chamados de “Andorinha”, que só têm estética, mas não protegem nada. Em uma chuva, o passageiro ficará encharcado.

O BRT é uma oportunidade completamente desperdiçada pela Emdec de mostrar um bom trabalho, mas parece que quem está lá ou está tendo uma assessoria de marketing péssima, ou não faz nada de propósito.

Na semana passada um grupo de moradores e políticos oportunistas fizeram uma aberração, um abaixo-assinado para manutenção da linha 212, que liga o Terminal Itajaí ao Centro.

A linha é ineficiente, mal operada, superlotada e vive atrasada. Não há o menor sentido em manter uma linha horrível dessa sendo que ao lado há uma excelente estrutura de BRT.

A questão é que a divulgação sobre o BRT é praticamente nula, e foi possível ver a desinformação das “lideranças” desse abaixo-assinado.

Montar um plano de divulgação, mostrar as vantagens, expor os calendários de implantação e preparar a população para a mudança seria o certo e humanamente possível.

Mas parece que a própria Emdec joga contra o povo. Fica com ações infantis, mostrando “pedaços” de reuniões em videozinhos, dizendo que “está trabalhando”, aparecendo trechos de informações que são importantes para o povo, e diz que é “spoiler”.

Dois dias depois da mudança, a Emdec “divulga” para a população, com cartazes mal feitos, quase nada de informação e atrapalhando a rotina do usuário.

Ou a Emdec muda o seu marketing e passa a divulgar o BRT de uma forma mais incisiva, seus benefícios e seu calendário, mesmo que seja esse horrível excessivamente longo, ou todo o investimento está fadado ao fracasso.

A desinformação e a fome de poder de pessoas que querem serem “lideranças de bairro”, ainda mais às vésperas da eleição municipal, vai acabar engolindo o bom sistema de transporte, por incompetência da própria Emdec. E Dário pagará o pato.

José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também:
Estação Cultura terá grande festa junina neste final de semana

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens