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Opinião: Emdec reforça BRT fraco com nova tabela horária muito ruim no BRT10; É hora de descer do salto

Conforme já previsto pelo ODC em matérias anteriores, a ampliação do horário de funcionamento da linha BRT10 não estimula em nada a experiência do usuário.

Com apenas três carros circulando durante o entrepico, metade do que opera na linha 121, que faz praticamente o mesmo trajeto, o usuário não terá nenhum estímulo em trocar de linha.

A migração das linhas atuais para o BRT pelo jeito não vai acontecer tão cedo. Com uma tabela horária muito ruim, a linha BRT10 vai apenas gastar óleo diesel à toa.

Em qualquer lugar deste planeta onde existem sistemas BRT, o objetivo é justamente ter vários horários, com intervalos curtíssimos, e agilidade no deslocamento.

Em Campinas, a Emdec tem a capacidade de fazer tudo ao contrário: implanta um sistema excessivamente demorado para que a pessoa não use os ônibus, e continue se deslocando para o Centro como há 50 anos atrás, da forma mais ineficiente possível.

Além disso, a Emdec, com seu marketing ruim, fez a divulgação da “ampliação” da BRT10 para o dia todo, em cima da hora. Somente ontem saiu a tabela horária, ou seja, 48 horas antes da mudança.

Em cidades sérias, essas mudanças são avisadas pelo menos com uma semana de antecedência.

O pior é a Emdec dizer que “sete meses depois, as duas linhas que circulam no Campo Grande e no Ouro Verde, já operam o dia todo e nos dois sentidos. Quase 4 mil usuários já utilizam as linhas diariamente para realizar seus deslocamentos”.

Até onde se sabe, “o dia todo” é até meia-noite. As linhas não rodam à noite, nem aos finais de semana e feriados. Parece até um projeto de autossabotagem impressionante.

Observem no texto da Emdec a nova tabela horária:

Nos horários de entrepico, as partidas do Terminal Ouro Verde (sentido Centro) irão ocorrer entre 8h42 e 9h12, com intervalos de 30 minutos; e entre 9h36 e 15h12, com intervalos de 24 minutos. As partidas do Terminal Central (sentido bairro) serão entre 9h18 e 9h48, com intervalos de 30 minutos; e entre 10h12 e 15h48, com intervalos de 24 minutos. Três veículos irão circular nos horários entre os picos.

Nos horários de pico, os intervalos e a frota serão mantidos em 18 minutos e quatro veículos. As partidas do Terminal Ouro Verde irão ocorrer entre 4h54 e 8h12, pela manhã; e entre 15h30 e 18h30 à tarde. As partidas do Terminal Central serão entre 5h30 e 8h48 pela manhã; e entre 16h06 e 19h06 à tarde.

E até o presente momento, nenhuma outra alteração ou ampliação no BRT do Campo Grande foi anunciada pela Emdec, contrariando totalmente o que disse o presidente da Emdec: “Com um passo de cada vez, a operação das linhas BRT vai se intensificando”.

Só se for um passo de tartaruga, pois pelo jeito o Campo Grande vai passar mais um mês com essa operação péssima do BRT, que intensifica, na verdade, movimentos contrários à obra e ainda com apoio de vereadores do mesmo partido.

Pobre Campinas, uma fortuna jogada no lixo e uma Emdec com medo de implantar um sistema que ia melhorar a vida das pessoas.

José Gaveta – Da Redação ODC.
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