A teimosia da Emdec em aceitar sugestões, algumas delas tão óbvias, está dificultando a implantação do sistema BRT em Campinas. Algumas coisas são tão simples mas a birra de alguns gestores impede que melhorias façam o novo meio de transporte deslanchar.
Primeiramente quem teve essa ideia dos coletivos do corredor Amoreiras de parar duas vezes no Terminal Central não deve ter o mínimo conhecimento de sistemas de média capacidade. A passagem dupla pelo terminal gera confusão, não melhorou em nada o sistema (pelo contrário, piorou) e as pessoas só descem ali na primeira passagem pois o ônibus não para na Moraes Salles.
Isso faz com que muita, mas muita gente, ainda continue pegando as linhas antigas como a 121, que já deveria ter sido extinta ainda mais com um BRT sobreposto com NOVE carros circulando na hora de pico, ou a 131 e a 133.
A solução é muito mais simples do que se imagina. Vejam só:
1 – Tirar a primeira passagem dos coletivos do BRT10 e BRT11 do Terminal Central. Nesse corte, ganha-se no mínimo de 3 a 4 minutos.
2 – Implantar uma parada exclusiva na Avenida Moraes Salles, da seguinte forma:
PARADA 1 – BRT20 (No atual ponto da linha 212)
PARADA 2 – BRT25 (No atual ponto da linha 229 e afins)
PARADA 3 – BRT10 e BRT11 (No atual ponto da linha 131 e afins)
Nessa parada, estima-se cerca de 5 minutos para embarques e desembarques.
3 – Retirar TODAS as atuais linhas desses três pontos, colocando essa parada APENAS a partir da Avenida Irmã Serafina.
4 – Tirar o ponto da Avenida Irmã Serafina do BRT, autorizando parada apenas na Prefeitura. Daí em diante, segue normal. Nesse corte, ganha-se mais dois minutos, no mínimo.
No fim, na ponta do lápis, a mudança da parada terá ganho no mínimo de 1 minuto. No entrepico, o ganho é ainda maior.
A inversão dos pontos de parada estimulará as pessoas a usarem o BRT, mesmo que ainda com embarque improvisado pelo lado direito.
Hoje, no Centro falta informação, falta placas falando sobre as paradas do BRT, falta bom senso nas paradas e sobra desinformação. A confusão fazem com que os ônibus fiquem paralisados por longos minutos, apenas perdendo tempo.
A IMPORTÂNCIA DO PONTO DA AV. MORAES SALLES.
O ponto é muito importante por ser um eixo de integração para quem vem e para quem vai à região da Avenida da Saudade em direção à saída para Valinhos.
Pela manhã, as pessoas descem ali para usarem os coletivos que passam na Avenida Francisco Glicério. À tarde, todos vêm pela Rua José Paulino e pegam os ônibus na Av. Moraes Salles.
Com isso, estima-se um aumento de, no mínimo, 1/5 no número de passageiros nas linhas BRT. E detalhe: ainda FALTA informação adequada e de confiança, pois por enquanto ainda têm mais força aqueles boatos de gente desocupada nos bairros.
Emdec, desce do salto, e melhore o BRT. O povo pede.
Da Redação ODC.
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