,

Opinião: Obras do BRT parecem mais lentas e ainda há vários trechos abandonados. E o prazo?

As obras do BRT de Campinas estão dando mostras que mais uma vez serão adidas. Com vários pontos ainda abandonados e poucas concentrações de gente trabalhando, parece que Campinas será mais uma vez enganada.

As frentes estão concentradas atualmente no novo Terminal Ouro Verde. Com várias estruturas metálicas montadas na área que será coberta, a concretagem está sendo preparada. Do lado, a parte de metal dos pontos de parada já estão sendo colocadas.

Enquanto isso, o novo Terminal Vida Nova virou um depósito de entulhos. Nada anda por lá, e para piorar a Avenida Camucim virou uma buraqueira que representa enormes perigos para a população.

Quem desce a avenida no sentido Vida Nova corre sérios riscos de acidente. Além de totalmente desnivelada, a via está com um monte de avarias e ninguém faz absolutamente nada.

Já o Terminal Campos Elíseos virou praticamente uma estufa botânica. Já pronto há meses, a única coisa que se vê por ali é gente mexendo na jardinagem. Ficou a impressão que colocaram gente lá pra fazer isso apenas para justificar a sua não-abertura. Todo dia tem gente mexendo nas áreas com terra, flores, plantas em geral, etc, e nada mais.

Mais para frente, na futura Estação Piracicaba, tudo parado. Montaram uma estrutura de metal e ficou lá, apenas o esqueleto. O concreto continua cru, sem nenhum acabamento. Parece que mexeram um pouco apenas para dizer que algo estava sendo feito.

Dali pra frente, o asfalto precisou ser refeito pois estava em péssimo estado. E para piorar, a Sanasa e seus terceirizados chegaram com suas máquinas de destruição e quebraram tudo, precisando refazer quase tudo do zero. Só que sabe-se: a qualidade do asfalto das terceirizadas da Sanasa é praticamente nula. Em breve tudo já vai estar torto ou esburacado.

Adiante tem o Terminal Santa Lú. Isso mesmo, porque o CIA do LUCIA caiu e ninguém arrumou até hoje. O terminal está em frangalhos, todo mal acabado, imundo e com os vidros encardidos. Nem para o BRT10 mexeram no local. Começaram a construir o Centro de Controle e já pararam. Sanitários? Só se for o de plástico que está por lá. Para não dizer que não fizeram nada, colocaram um guard-rail no sentido Centro para ninguém mais destruir as frágeis grades do terminal em acidentes.

Estação Capivari? Além de ter sido feita toda torta, virou depósito de materiais. Ninguém mexe lá, continua tudo abandonado e ainda com vidro quebrado.

Chegando na Estação do Jardim Morumbi, tudo parado, como se nada tivesse feito. Tapume de madeira para evitar invasores, tudo largado. Ah! E antes, a ponte sobre o Rio Capivari, com um degrau imenso na via, praticamente quebrando as suspensões dos veículos.

Seguindo adiante chega-se ao Terminal Ouro Verde, cujos comentários já foram feitos. Depois disso, apenas estações baixas até a parada do Jardim Marajó, que já está pronta graças à MRV, que fez o local como contrapartida, senão nem isso ainda teria.

Nas estações baixas da Avenida Ruy Rodriguez e da Avenida Camucim há obras de acabamento e quase já está tudo pronto, muito provavelmente para a operação que deverá começar no dia 26/01. Só que a Emdec deve ter esquecido que nem a VB1 e nem a Cooperatas, que operam na região, têm ônibus com porta à esquerda suficientes para colocar ônibus ali.

Não será de se estranhar se arrumarem gambiarras para a operação a partir desse dia. Mas voltando sobre as obras, depois do Marajó tem as vias esburacadas que já foi comentado e o Termiunal Vida Nova, ou então “depósito de entulho”.

A promessa era terminar tudo até julho deste ano, com um aditivo prorrogável até outubro. Com certeza até julho não ficará pronto, mas o prefeito Dário fará um carnaval imenso para falar que fez a obra, que está tudo operacional, blá blá blá, até porque ele vai querer a reeleição.

Vamos continuar de olho. Mas já reduzam suas esperanças de ver isso pronto.

Da Redação ODC.
Leia também:
Obras da Avenida Campos Salles em Campinas são retomadas em sua totalidade

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens