Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Opinião: Por que Campinas piorou com a Emdec cuidando do trânsito e do transporte?

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A Emdec assumiu a gestão do trânsito e do transporte de Campinas no final de 1994, quando a empresa deixou de operar as linhas que tinham como destino a região do Campo Grande, atualmente operadas pela empresa Itajaí.

      Desde então, o transporte na cidade nunca mais foi o mesmo. Por conta da politicagem que ali se instalou, as decisões que impactam a vida da maioria dos campineiros que precisam usar ônibus todos os dias nem sempre são técnicas, muito pelo contrário, quase sempre são políticas para atender a vereadores, pessoas que se dizem líderes populares e outros que nem usam o transporte público.

      Nos últimos 10 anos isso ficou muito mais evidente. Presidentes que querem parecer descolados fazendo videozinhos de lombada e semáforo, que querem mostrar força saindo multando qualquer pessoa no trânsito, entre outras barbaridades que acabam deixando debates realmente importantes para um segundo ou até terceiro plano.

      É fato que a Emdec tem muita gente competente trabalhando, gente de carreira que sabe o que está fazendo, mas há muita gente corroída pelas entranhas da política ou por pensamentos extremamente ultrapassados de uma época em que coisas do transporte fucionavam, mas não servem mais para hoje.

      Ficou muito claro ver como que a Emdec trabalha depois de todos verem as últimas mudanças no transporte de Campinas: linha esticada, alteração porque o ônibus não tem porta à esquerda, pinturas estranhas, e enquanto isso a licitação, que já vem sendo empurrada com a barriga desde 2018, continua parada, agora com a desculpa que a culpa é da justiça, no caso o Tribunal de Contas do Estado. Se tivessem feito um edital mais de acordo com a realidade da cidade, e bem antes, talvez estaríamos andando de ônibus novos e em linhas com atendimentos melhores.

      Campinas precisava de duas coisas, e uma já tem: a Emdec mais perto da sociedade. Com a abertura das portas da empresa para a participação popular, a decisão foi completamente assertiva pois agora o povo tem acesso ao que precisa, já que a Emdec que manda no transporte, mas agora falta a presença da empresa em questões “macro”, pois Campinas é uma metrópole, mas hoje é tratada como uma cidade de 30 mil habitantes, com mudanças que atendem a currais eleitorais de vereadores, enquanto o que precisa ser feito, parece que a Emdec se acovarda para não perder popularidade.

      Emdec, a metrópole campineira precisa de você. Faça a sua parte, a cidade pede socorro.

      Da Redação ODC.