O trânsito de Campinas sempre foi naturalmente ruim por conta de seus motoristas que se acham os grandes pilotos da atualidade, mas a situação tem piorado cada vez mais, e em todas as regiões.
As proximidades de terminais de ônibus são locais com grandes números de imprudências, e por isso colisões nesses locais são frequentes. Há regiões em que o trânsito já está quase como o da Índia, onde é praticamente “cada um por si”.
Geralmente a Emdec é acionada para fazer as devidas fiscalizações, mas nem sempre é assim. Radares em semáforos têm eficiência limitada pois grande parte das imprudências acontecem justamente depois das 19 horas, quando os equipamentos estão desligados.
Apenas na semana passada houve duas colisões na Avenida Alberto Sarmento envolvendo carros e motos, por conta de imprudências. Todo mundo tem pressa e se acha no direito de querer andar um mais rápido do que o outro.
De nada adianta a Emdec fazer o discurso bonitinho escrito por ONGs internacionais se não é capaz nem de fiscalizar o próprio trânsito. Por outro lado, a população reclama da “indústria da multa”. Se com multa o povo é imprudente, imagina sem ela.
Da Redação ODC.
Leia também: Dicas da Cidade | Bar com comida e bebida boa, e preço honesto? Tem sim!