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      Paolla, Guida e Cecílio: lutem pelo BRT, não pela 212

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      O patético abaixo assinado que começou a circular dia desses pela internet contra o “fim” da linha 212 ganhou um “apoio” ainda mais sem nexo de três vereadores que demonstram não ter qualquer ideia sobre o que é o BRT. Também demonstra que a Emdec está jogando contra o próprio sistema, fazendo as alterações em gotas tão pequenas que estão gerando o efeito contrário.

      Paolla Miguel (que já tem histórico de cometer gafes e lambanças, especialmente pelo jeito imaturo de lidar com as coisas), Cecílio Santos (que é da comissão de transporte, mas parece que não aprendeu nada com o que foi falado) e Guida Calixto (que não tem qualquer projeto ligado ao transporte de Campinas, voltando a área de atuação para outras questões — o que, de certa forma, é compreensível) estão mais pagando mico do que fazendo algo bom para o transporte.

      A propósito, os três não responderam às provocações feitas pelo ODC na contagem dos dias de atraso das obras do BRT. Mas, isso é um tema para depois.

      As recentes reduções de frota na 212 para que a linha BRT20 pudesse ser ampliada geraram um efeito manada em algumas pessoas que querem sair candidatas a vereador no ano que vem, e que não entendem absolutamente nada de transporte coletivo. Se é que sabem o que é algo ser “coletivo”.

      A linha 212 precisa acabar para que o BRT seja implantado da forma correta. Isso é uma coisa óbvia e que tem que acontecer.

      O que todos precisam ter na cabeça é que a linha BRT20 não é a única prevista para o sistema. Ela é apenas uma delas, que vai parando em todas as estações. Também são previstas linhas que saem do Terminal Campo Grande e param em apenas algumas estações (semiexpressas, como era no começo), e até uma totalmente expressa, que só vai parar no Terminal Mercado. Já imaginou a economia de tempo?

      “Ain, mas vai levar 3 horas para eu sair do Itajaí e chegar ao centro”. Não vai. A ideia é também ter uma linha ligando o Terminal Itajaí ao Terminal Campo Grande. Com um tempo de ciclo curto (e você já aprendeu aqui no ODC o que é tempo de ciclo), a linha vai fazer mais horários. Logo, menos tempo de espera.

      Só que nada disso adianta se todo mundo continuar insistindo no funcionamento da linha 212, que opera sempre atrasada, com vários carros seguidos dos outros. Os carros da linha precisam ser liberados para que possam ser colocados nessas linhas novas.

      “Ah, mas e o resto do caminho?”. Primeiro: você realmente está preocupado com os outros, quando seu objetivo é andar sentado em um ônibus? Segundo: o ODC já contou sobre a linha BRT22, que vai sair do Terminal Satélite Íris e seguir para o centro, pegando o povo que está no meio do caminho.

      Os nobres vereadores parecem já estar contaminados com uma doença que vai atingir Campinas: Eleições 2024. Fazem isso para conquistar o carinho dos eleitores, como os mártires “que conseguiram que a linha 212 não fosse extinta”.

      Errado.

      Aqui seguem algumas sugestões de lutas que seriam muito mais válidas para o transporte na região do Campo Grande:

      • cobrar, incisivamente, o término das obras da ponte da Bandeirantes, que estão lentas como tartaruga
      • cobrar a solução do impasse entre Shopping das Bandeiras e secretaria de Infraestrutura sobre o corredor em frente ao shopping
      • cobrar que a Emdec faça o favor de implantar o BRT de uma vez, e não em pequenas gotas, deixando a população ainda mais irritada
      • uma CPI para investigar como Carlos José Barreiro conseguiu fazer com que uma obra que durasse quatro anos esteja levando oito ou até 10.

      Ah, é… Isso pode não dar votos…