Para conter ação de ladrões, fios do BRT agora estão no alto

O furto de cabos de energia exigiu uma mudança na engenharia da iluminação dos corredores BRT em Campinas. Os cabos estavam sendo furtados praticamente no mesmo dia em que eram instalados.

Inicialmente, toda a rede de energia e de comunicação das estações e dos terminais do sistema BRT foi feita de forma subterrânea, nas calçadas ou canteiros centrais dos corredores.

Porém, bandidos e usuários de drogas estavam furtando os cabos de cobre para vender a outros bandidos que pagavam misérias para continuar o ciclo do uso de entorpecentes.

Por diversas vezes houve flagrantes de furtos de cabos em estações e corredores, deixando tudo no escuro. Agora, a prefeitura mudou a estratégia e passou a fazer a instação de rede aérea, assim como já é em grande parte da cidade.

Em vários pontos já foram instalados cabos altos e as luminárias foram adaptadas para esse tipo de energia. Assim, o local fica inacessível e energizado. Caso bandidos tentem fazer o furto, correrão um risco maior de serem torrados pela energia corrente.

Essa foi a única forma encontrada para manter todo o BRT devidamente iluminado e as estações e terminais funcionando. Mostrou-se totalmente inviável a colocação de fiação subterrânea sobretudo em áreas ermas, onde não há segurança e há muito bandido sem ter o que fazer.

Da Redação ODC.
Leia também:
Maior parte de vítimas fatais no trânsito de Campinas é por conta de alta velocidade

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens