Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Parceria ajuda a divulgar o Bela, botão contra assédio no transporte público de Campinas

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Uma parceria entre a Guarda Municipal e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está amplificando a divulgação do Botão de Emergência na Luta contra o Assédio – já conhecido como “Bela”. A união permite a distribuição de folhetos com informações sobre o Bela para mulheres usuárias do transporte público.

      Panfletos explicativos sobre o acionamento do Botão começaram a ser entregues às pessoas que passaram pelo Terminal Central. O material impresso reforça que as mulheres podem contar com esta ferramenta caso sejam vítimas de assédio sexual nos veículos do transporte público coletivo.

      A Emdec confeccionou os folhetos e está fazendo a distribuição com o apoio da Guarda Municipal. Mais de 1,5 mil panfletos já foram entregues aos usuários do Terminal Central. Um cronograma já foi elaborado para garantir que o material seja distribuído em todos os terminais, gradativamente.

      Conheça o Botão Bela

      O Botão Bela é uma ferramenta disponível no aplicativo da Emdec, que pode ser baixado para sistemas Android e iOS. Se uma mulher sofrer assédio sexual no ônibus, ela pode acionar o Botão, selecionar a linha de transporte em que está e enviar a solicitação.

      A chamada chega até o Centro de Comunicação (Cecom) da Guarda Municipal, que localiza a linha e o itinerário do ônibus em tempo real e despacha uma viatura. A equipe da GM faz a abordagem do ônibus e segue para atendimento.

      Para acessar o Bela, a usuária deve ter feito um cadastro prévio no aplicativo da Emdec e permitir o acesso à sua localização.

      Também é possível utilizar o “Registro de Denúncia” se a usuária preferir que o caso seja apurado em um segundo momento, sem que ocorra a abordagem do ônibus.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Empresária leva dois tapas de policial militar e desmaia