O Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão Filho, na Cidade Universitária, no distrito de Barão Geraldo, será reaberto pela Prefeitura de Campinas, nesta terça-feira, 18 de abril. O parque funciona todos os dias, das 6h às 20h e fica na Avenida Dr. Luís de Tella com Rua Dr. Mário Nucci. O local estava fechado desde o dia 24 de janeiro. Com este, agora são 12 parques abertos, do total de 25.
“É um lugar ideal dentro de Barão Geraldo, para quem gosta de praticar esportes ao ar livre e próximo à natureza. E agora, com a notícia de reabertura do parque, certeza que estarei lá para matar um pouco da saudade. Já separei o tênis, a roupa e o fone de ouvido. Costumo frequentar o parque aos finais de semana. Gosto de ir lá para observar a paisagem, os animais, e correr ou caminhar.”, diz o analista administrativo, Renato Lima, morador do distrito.
Outra visitante, Anne Fernanda, técnica judiciária, também comemora a reabertura do parque. “Estou com saudade de observar as aves da lagoa, os pássaros, que são muitos, de fazer exercícios e respirar o ar puro do parque. É um lugar legal para fazer caminhada com segurança e curtir a natureza em Barão Geraldo”, considera a técnica judiciária Anne Fernanda.
O Parque Hermógenes de Freitas Leitão Filho, inaugurado em dezembro de 1996, tem cerca de 135 mil metros quadrados, com ampla área verde, lagoa, pista de caminhada, academia ao ar livre, parquinho, ponte, entre outros.
Hermógenes de Freitas Leitão Filho
Hermógenes de Freitas Leitão Filho, que dá nome ao parque, foi botânico e engenheiro agrônomo, professor na Unicamp. Nasceu em Campina em 1944 e faleceu em 1996. Era considerado referência em botânica no país.
Parques abertos
Além do Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão, que reabrirá nesta terça, os parques que estão abertos são:
- Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), no bairro Parque Taquaral;
- Parque Ecológico Monsenhor Emilio José Salim, na Vila Brandina;
- Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), no Parque Jambeiro;
- Parque Ecológico Benevenutto Tilli, no Jardim São Domingos;
- Praça da Juventude Alessandro Monare, no DIC 5;
- Parque Linear do Capivari (Parque Linear José Mingone), no Jardim Capivari;
- Bosque Ferdinando Tilli, no Parque Valença;
- Bosque dos Cambarás, no DIC 5;
- Parque Dom Bosco, no Vida Nova;
- Bosque da Mata, no Parque São Jorge;
- Bosque Santa Bárbara, no Parque Santa Bárbara.
Parque fechados
Os parques e bosques que permanecem fechados, até o momento, são: Bosque dos Jequitibás, no bairro Bosque; Lago do Café, no Parque Taquaral; Parque dos Guarantãs, no Jardim Nova Europa; Bosque Ythzak Rabin, no Jardim Madalena; Bosque Chico Mendes, no Parque São Quirino; Bosque São José (Praça Francisco Vivaldi), na Vila Lemos; Bosque Augusto Ruschi, no DIC 1; Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer), no Guanabara; Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior), no Guanabara; Parques das Águas, no Parque Jambeiro; Parque Luciano Valle, na Vila União; Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães), no Jardim Chapadão; Bosque dos Artistas, no Swift.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Vereadores querem 13º salário e férias remuneradas