Com várias opções esportivas para os munícipes, a Lagoa do Taquaral é a principal área pública de Campinas para quem gosta de praticar atividades físicas, e tudo de graça.
Para quem caminha ao redor da lagoa, a imagem de atletas dividindo espaços com crianças e idosos é comum. Campos de futebol, quadras de vôlei e basquete, pistas de skate, academias ao ar livre e ciclovias fazem do parque um verdadeiro complexo olímpico a céu aberto.
O parque abriga:
2 campos de futebol gramados
2 minicampos
1 quadra society com grama sintética
2 quadras de futsal
3 quadras de basquete
7 quadras de vôlei (2 convencionais e 5 de areia)
Além disso, os praticantes encontram pistas de skate street (680 m²) e bowl (240 m²), pista de patinação, quatro academias ao ar livre (uma adaptada para PCDs) e uma academia de musculação equipada e coberta. A pista de caminhada com piso ecológico contorna a lagoa e a ciclovia conecta o parque à Praça Arautos da Paz, formando um circuito ampliado para caminhadas, corridas e passeios de bicicleta.
Durante as férias escolares, a frequência de crianças e adolescentes aumenta em até 30%, segundo a Secretaria de Esportes, reforçando o papel do parque como espaço de iniciação esportiva.
Durante a semana, o Taquaral é dominado pelos treinos intensos de atletas de alto rendimento. Nos fins de semana, se transforma em um grande ponto de encontro de famílias, jovens e iniciantes. Essa convivência, que mescla lazer, inclusão e competitividade, é resultado da gestão integrada entre as Secretarias de Esportes e Lazer, Serviços Públicos e Cultura e Turismo.
Desde a sua inauguração, na década de 70 do século passado, o parque passou por várias ampliações e foi recebendo diversas estruturas dedicadas ao esporte.
Da Redação ODC.
Leia também: Licitação do transporte em Campinas deverá ser finalizada apenas no ano que vem





