Um dos fatores que mais matam pessoas no trânsito em todo o Brasil, a condução de veículos por pessoas não habilitadas também tem grande número em Campinas.
Esse número já é o maior do que o registrado em todo o ano passado, quando foram registradas 624 infrações. Nesse período do ano foram feitos 508 registros em 2024.
Pessoas que entregaram o carro a pessoas inabilitadas também são autuadas. Neste ano foram 143 autos emitidos. Já outros 33 foram autuados por dirigir mesmo com a permissão cassada ou suspensa.
Os acidentes ou sinistros fatais em 2024 tiveram 22,4% como causa a falta de CNH. Esse item só perdeu para pessoas dirigindo bêbadas e para as que dirigiam em alta velocidade.
Confira os principais fatores que tornam o comportamento de alto risco:
Falta de preparo técnico: pessoas sem CNH não passaram pelos exames médicos, psicológicos, teóricos e práticos exigidos para dirigir com segurança.
Desconhecimento da legislação de trânsito: sem o curso obrigatório, o condutor pode ignorar regras básicas de circulação.
Maior risco de sinistros: motoristas não habilitados se envolvem mais em sinistros graves e fatais, já que não estão aptos para reagir corretamente a situações de risco no trânsito.
Esse tipo de infração é gravíssima e a multa é multiplicada por três, chegando ao valor de R$ 880,41.
Da Redação ODC.
Leia também: Abandonadas, estações do BRT Campinas viram dormitórios e evasão segue alta