Uma praça no Parque Industrial em Campinas recebeu o urbanismo tático da Emdec. O local, conhecido como Praça da Figueira, está com nova sinalização de solo e redutores de velocidade.
O cruzamento das vias Luiz de França Camargo e João Batista Alves de Sousa, recebe sinalização de “esquina segura”, que inclui travessias, extensão dos passeios e áreas de refúgio. Esse tipo de sinalização reduz o tempo de travessia e a exposição dos pedestres. Também delimita os raios de curva, ampliando a segurança nas conversões.
Ao todo, serão acrescentados 400 metros quadrados de áreas dedicadas à circulação dos pedestres (faixas verdes). A velocidade máxima permitida será mantida em 30 km/h no entorno da praça.
O parque infantil localizado na praça receberá gradis de proteção. A etapa de paisagismo, que inclui a instalação de bancos, vasos e lixeiras, será custeada por comerciantes da região.
O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com os moradores e comerciantes; e atende a sugestões da comunidade escolar do Colégio Inovar. A região conta com diversos pontos comerciais, como o tradicional “Bar da Figueira”, templos religiosos e clínicas médicas.
Na etapa de vistorias, os técnicos da Emdec identificaram as características do local (passeio obstruído, geometria inadequada e vias largas) e as situações que demandavam intervenção. Entre as características e comportamentos inadequados observados estão o desrespeito ao sentido da via, o estacionamento irregular, a ausência de travessias e a presença de público vulnerável (infantil).
Outras três regiões de Campinas já receberam o urbanismo tático da Emdec. Tudo começou na Rua Delfino Cintra, onde foram implantadas as mudanças necessárias para a circulação de pessoas e veículos.
Da Redação ODC.
Leia também: Região do Nova Europa está com agendamento aberto para castração de cães e gatos