Prefeito Dário Saadi assina ordem de serviço para início das obras de ampliação do Pronto Socorro do Hospital Mário Gatti

·

·

·

Tags:

O prefeito Dário Saadi assinou durante live, nesta terça-feira, 6 de dezembro, Ordem de Serviço para o início da reforma e ampliação do Pronto-Socorro Adulto (PSA) e da adequação da área de recepção de visitas a pacientes internados do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. As obras, informou, serão iniciadas em até dez dias e, na primeira fase, estarão concentradas na área externa do hospital.

“Com a reforma e ampliação, o pronto-socorro adulto oferecerá melhor acolhimento aos pacientes e melhores condições de trabalho para nossos profissionais. Não haverá interrupção dos atendimentos de urgência e emergência nos dez meses previstos para duração da obra”, disse o prefeito.

O PSA atendeu, este ano, 11,5 mil pacientes por mês. Com a melhoria e expansão, esse pronto-socorro passará dos atuais 1,86 mil metros quadrados para 2,58 mil metros quadrados, O aumento da metragem será possível com a incorporação da área onde está o Pronto-Socorro Infantil (PSI), unidade que, a partir de 20 de dezembro, passará a funcionar na Unidade Pediátrica Mário Gattinho, informou o presidente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Sérgio Bisogni.

A reforma e ampliação do PSA serão realizadas pela Terra Incorporadora, vencedora da licitação. O contrato é de R$ 5,49 milhões, um deságio de 11,7% sobre o valor teto estabelecido no edital, de R$ 6,23 milhões.

Na primeira fase, com duração prevista de 90 dias, serão construídas novas escadas e rampas de acesso para pedestres e veículos. Nesse período, o acesso ao hospital será feito pela Avenida das Amoreiras.

Etapas seguintes

A segunda fase começará em fevereiro e serão de 100 a 120 dias de obras, com a reforma da área onde está atualmente o pronto-socorro infantil. Concluída essa etapa, o atendimento do pronto-socorro adulto será transferido para a área reformada e terá início a terceira etapa, com conclusão em 90 dias.

Na quarta fase, a reforma se concentrará na adequação da entrada de visitas a pacientes internados. A previsão é de início em setembro e conclusão em 30 dias.

As intervenções incluem ainda a ampliação da sala de espera do PSA com a anexação do espaço externo, o que trará mais conforto e segurança aos pacientes enquanto aguardam o atendimento ou o resultado de exames. Também será construído um conjunto de banheiros, incluindo estruturas para pessoas com necessidades especiais.

Após a conclusão das obras, na área expandida, onde ficava o PSI, ficarão áreas de apoio ao pronto-socorro adulto com salas de procedimentos, observação, consultórios de especialidades.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Psicóloga orienta sobre cuidados para saúde mental no processo de envelhecimento