Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Prefeito Dário Saadi e Presidente Lula batem boca por causa de casas da Ocupação Mandela

      Uma briga política totalmente sem nexo está colocando em evidência as casas que estão sendo construídas na Ocupação Mandela em Campinas.

      A cidade esteve nos trend topics do Twitter neste final de semana por conta desse “debate” sem fim.

      O assunto voltou a ficar em evidência depois que tentou-se atribuir ao Governo Federal, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, a construção das casas-embriões de 15 metros quadrados.

      O governo respondeu que a construção das casas é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, de partido de oposição ao Federal.

      Apesar do próprio comando da ocupação ser a favor da construção das casas-embriões, muita gente da política está tirando proveito da situação.

      Em live transmitida nesta segunda-feira, dia 19/09, o presidente Lula disse que as pequenas casas colaboram para a “degradação do ser humano” e que “daqui a pouco estarão construindo poleiros”.

      Em resposta, o prefeito Dário Saadi disse que está “espantado com a agressividade do presidente”.

      As casas de 15 metros quadrados são apenas um embrião, com um cômodo e um sanitário. O restante da casa deverá ser construído pelos moradores, custeado através de financiamentos.

      O acordo prevê que os financiamentos dos materiais para concluir as casas deverá começar a ser pago apenas seis meses depois do início da ampliação.

      Todas as casas estão em terrenos maiores, que possibilita a construção de vários outros cômodos. São 116 unidades-embriões que beneficiam em torno de 450 pessoas da ocupação.

      As casas começaram a serem construídas já há algum tempo, mas só nos últimos dias viralizou nas redes sociais por conta de uma ação de partidos de oposição em sites de fofoca.

      Até sites de entretenimento, que não têm nada a ver com política, “noticiaram” o fato como uma barbárie.

      O prefeito Dário Saadi deixou claro que em nenhum momento o Governo Federal entrou em contato com a cidade para saber sobre o projeto.

      Várias entidades já declararam apoio à prefeitura de Campinas no projeto, que conta com a aprovação dos próprios futuros moradores das casas-embriões.

      José Gaveta – Da Redação ODC.
      Leia também:
      Vereador quer que linha de cooperativa tenha articulado