A prefeitura de Campinas apresentou um projeto de implantação de microflorestas em várias partes da cidade. O primeiro local a receber o projeto será o conhecido Balão do Laranja, no cruzamento das avenidas Presidente Juscelino e Juarez Távora.
Microflorestas urbanas são aglomerados de árvores, com distanciamento de aproximadamente um metro entre elas. O secretário Ernesto Paulella explicou que a meta é implantar 200 microflorestas na cidade, em áreas de tamanhos de 200, 300, 400 até 1.000 metros quadrados.
As mudas a serem plantadas foram selecionadas criteriosamente. Serão utilizadas espécies como peroba-rosa; jequitibá; pau-brasil; jatobá; guarantã; pau-óleo; ipês rosa, roxo, branco e amarelo; paineiras; quaresmeira; entre outras.
Em cerca de 10 dias o Balão do Laranja já deverá começar a receber o plantio das primeiras árvores. Bairros com grandes ilhas de calor deverão ser contemplados.
As regiões mais críticas de calor são as do Campo Grande, Ouro Verde, Padre Anchieta, Barão Geraldo, Sousas, Joaquim Egídio, Costa e Silva, Miguel Vicente Cury e Santa Mônica.
Da Redação ODC.
Leia também: Torre do Castelo em Campinas é fechada para obras de melhorias