A prefeitura de Campinas, por meio do SUS municipal, realizou a ampliação do número de leitos após finalizar tratativas com a rede privada de saúde da cidade.
Desde 2021, considerando-se todos os tipos de leitos disponíveis por meio de convênios da Saúde com hospitais e na Rede Mário Gatti, a quantidade passou de 885 para 925. Há ainda outros 84 nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e o total ultrapassa a marca de 1 mil estruturas se incluídas as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa da Gestante, serviço direcionado para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além disso, 800 pacientes são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).
A nova ampliação de leitos visa garantir maior capacidade de assistência, sobretudo em períodos de sazonalidade, quando aumenta a incidência de doenças respiratórias. De forma paralela, desde o início do ano a Administração mantém diálogo com o governo do Estado para reivindicar a abertura de vagas de baixa e média complexidades em cidades da região.
Já as contratações de procedimentos reduzem as filas em uma série de especialidades.
A ampliação de leitos ocorreu após aditamentos de convênios da Saúde com os hospitais Irmandade de Misericórdia de Campinas e Real Sociedade Portuguesa de Beneficência. Já as contratações de procedimentos cirúrgicos foram viabilizadas por meio de habilitações da Pasta e consideram as modalidades previstas no Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas.
Como ficou a distribuição dos novos serviços contratados:
Irmandade de Misericórdia de Campinas:
14 leitos de enfermaria
2 leitos de enfermaria pediátrica temporários (por três meses)
2 leitos de UTI pediátrica temporários (por três meses)
728 cirurgias em até dez meses: colecistectomia (200), hernioplastia (170), postectomia (240) e ressecção de próstata (118)
2.468 procedimentos de cirurgia de catarata em até quatro meses, incluindo os exames necessários de pré e pós-cirurgia
Esta oferta assistencial usa recursos de emendas direcionadas pelos deputados federais Carlos Sampaio, Jonas Donizette e Marcos Pereira, e emendas impositivas dos vereadores Carmo Luiz, Higor Diego, Luiz Rossini e Nelson Hossri.
Real Sociedade Portuguesa de Beneficência:
4 leitos de UTI
1 leito cirúrgico
481 cirurgias em até 12 meses: colecistectomia (120), hernioplastia umbilical (140) e hernioplastia inguinal (145)
76 cirurgias de varizes convencionais, incluindo os exames de pré e pós-cirurgia
3.040 procedimentos de tratamento de varizes por escleroterapia em até oito meses
12 procedimentos da linha de cuidado da terapia renal substitutiva (TRE permanente)
Esta oferta assistencial usa recursos de emendas direcionadas pelos deputados federais Jonas Donizette e Luiz Carlos Motta, e emendas impositivas dos vereadores Carlinhos Camelô, Filipe Marchesi, Jorge Schneider e Luiz Rossini.
Da Redação ODC.
Leia também: Frágeis, catracas do BRT de Campinas facilitam vandalismo, bandidagem e insegurança