Prefeitura de Campinas apresenta proposta de parque linear na região da Vila União

·

·

·

Tags:

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), e o programa Primeira Infância Campineira (PIC) convidou os moradores do bairro Vila União para uma reunião sobre o projeto de construção do Parque Linear Córrego Bandeirantes, que integra desde o Parque Luciano do Valle até as chácaras Marisa. A proposta é de que o parque tenha 224 mil metros quadrados de área.

“Pensando no histórico de lutas e conquistas do território, consideramos a importância de fazer este projeto em conjunto com quem escreveu e ainda escreve a história do bairro”, afirma o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. A construção do Parque Linear para o Córrego Bandeirantes faz parte do programa de Parques Lineares em Campinas, da SVDS.

“Sabemos que a região já é cuidada, protegida e utilizada pelos moradores, e que transformar a área ao entorno do córrego em um parque para prática de esportes e lazer é um desejo antigo da população”, diz a diretora de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Verde, Angela Guirao.

O secretário do Verde explica que está em andamento a construção de uma ciclovia na área, mas lembra que o local tem outros atrativos (campo de futebol, horta, quadra de skate, parquinho da coruja) e capacidade para muito mais.

O convite se estende aos moradores, comerciantes, líderes comunitários e amigos do bairro para que juntos colaborem com ideias, opiniões e observações e assim ajudem na construção do projeto.

A equipe da Secretaria do Verde pede aos participantes que apoiem e, se possível, ajudem com a organização do evento, realizando a inscrição para a reunião por meio do link https://forms.gle/gJiBdt5qA8p1fmxe7.

Financiamento

O programa de Parques Lineares integra o Plano Municipal do Verde e foi selecionado pela ONG GIZ – Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável que dará apoio técnico ao projeto na busca de investidores, principalmente junto ao Gap Fund – City Climate Finance Gap Fund – instituição internacional que envolve o Banco Europeu de Investimento.

Programa de Parques Lineares da SVDS

Parques Lineares são áreas verdes com função social (soluções baseadas na natureza) que visam recuperar a mata ciliar e corpos de rios, além de garantir a prática de esportes e lazer, mobilidade não motorizada e a qualidade de vida da população.

Hoje há estudos de viabilidade de 43 trechos de parques lineares, cuja contratação foi realizada pela Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria do Verde pelos e-mails gabriel.neves@campinas.sp.gov.br ou gabriel.dm.neves@gmail.com; Primeira Infância Campineira pelo pic@campinas.sp.gov.br ou Whatsapp (19) 98254-3612.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Câncer de próstata é a 2ª maior causa de mortes entre homens