Prefeitura de Campinas começa o envio dos carnês do IPTU 2023

·

·

·

Tags:

A Prefeitura de Campinas já iniciou o envio dos carnês de IPTU e Taxas deste ano. Os vencimentos serão em 25 de janeiro para imóveis não residenciais (comércio, indústria e serviços) e 10 de fevereiro para os residenciais e terrenos. Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão um desconto de 5%.

O imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas, respeitado o valor mínimo de R$ 89,61 por parcela.

Quem aderiu ao IPTU Digital também tem desconto de 1%, limitado a R$ 100,00. As adesões podem ser feitas durante todo o ano, mas valem sempre para o exercício seguinte. Mais informações podem ser obtidas no link https://novo.campinas.sp.gov.br/servico/iptu-digital .

Embora a previsão de entrega dos Correios indique que os carnês serão entregues antes da data de vencimento, a Secretaria de Finanças já disponibilizou a segunda via, que pode ser obtida no link https://iptu.campinas.sp.gov.br/ .

É importante lembrar que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única. As parcelas devem ser pagas na data de vencimento, para que não tenha incidência de juros e multas.

Números

No total, foram lançados 501.689 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 314.661; os não residenciais (verticais e horizontais) totalizam 35.580. Há, ainda, 5.037 mistos, 84.205 terrenos e 62.226 vagas de garagem.

Revisão

Os pedidos de revisão de lançamento poderão ser feitos até 17 de fevereiro. Optando pela impugnação, é importante que o contribuinte escolha por fazer o depósito administrativo como forma de evitar multas e juros em caso de indeferimento.

Atendimento

Os contribuintes que tiverem alguma dúvida podem procurar uma das unidades do Porta Aberta ou entrar em contato com Finanças pelo SAC, no 3755-6000. No Porta Aberta os atendimentos são feitos com horário agendado pelo Portal de Serviços (https://servicos.campinas.sp.gov.br/).

Outra opção são os serviços on-line que, segundo o secretário de Finanças em exercício, Maurício Capanelli, têm facilitado muito o acesso dos contribuintes aos serviços da Pasta. “Com o Portal do Cidadão e o Ambiente Exclusivo, o contribuinte consegue emitir segunda via dos carnês, fazer atualização cadastral, negociar dívidas entre outras ações. E tudo isso sem sair de casa”, disse.

Serviço
IPTU 2023

Vencimento: 25 de janeiro (imóveis não residenciais); 10 de fevereiro (imóveis residenciais)
Número total de carnês: 501.689
Informações: Serviços de atendimento da Prefeitura: SAC (3755-6000) ou nas unidades do Porta Aberta e Agiliza Campinas. Para atendimento presencial é preciso fazer o agendamento no Portal de Serviços.
2ª via dos carnês: o acesso pode ser feito pelo portal da Prefeitura,no link https://iptu.campinas.sp.gov.br/ .

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Equilíbrio entre estética e saúde desafia pacientes e profissionais