Prefeitura de Campinas convida população para elaborar identidade visual e sinalização da Área de Proteção Ambiental

A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente, e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), convida a população, em especial os moradores e frequentadores da Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas, a participar do 1º Ciclo de Oficinas do Projeto de Identidade Visual, Comunicação e Sinalização, por meio da criação de logomarcas, layouts e padrões de cores, visando a padronização da comunicação no território da unidade de conservação.

A SVDS desenvolverá, a partir de março, processos participativos na esfera da proteção ambiental com três ciclos de oficinas que contarão com a participação de moradores da região da APA de Campinas, área que abrange aproximadamente um terço do território do município, incluindo os distritos de Sousas e Joaquim Egídio e a região da Administração Regional 14 (AR-14), composta pelos bairros Núcleo Carlos Gomes, Chácaras Gargantilha e Jardim Monte Belo. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 27 de fevereiro.

A iniciativa tem como objetivo colher perspectivas e opiniões dos participantes sobre assuntos diversos relacionados à APA. Em cada ciclo, serão adotadas abordagens específicas para apoiar a criação do manual de identidade visual proposto. O 1º Ciclo de Oficinas terá início nos dias 5, 7 e 9 de março, quando acontece o que terá como objetivo compreender a percepção e opinião dos moradores e frequentadores da APA de Campinas no que se refere aos elementos ambientais, históricos e socioculturais que caracterizam a região.

O processo de construção dessa identidade será registrado em um manual que será elaborado durante as oficinas em conjunto com os participantes do projeto e entregue ao final do processo. De acordo com a publicação, “para a construção da identidade visual é necessário compreender a percepção da população acerca do território, identificando os elementos que melhor o caracterizam, bem como os aspectos mais significativos, e como a comunicação pode ser eficaz para atender às suas demandas. Dessa forma, propõe-se a construção de uma identidade visual baseada na participação e opinião popular dos moradores e usuários da APA de Campinas, uma vez que se entende que a população é a melhor fonte de informações para se compreender a área em questão”.

“A participação popular é um elemento essencial para a construção de uma identidade visual da APA de Campinas”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. De acordo com ele, a intenção do programa é auxiliar no reconhecimento, valorização e conservação de todo o território e a participação ativa da população vai auxiliar na conquista deste marco para o fortalecimento da APA de Campinas.

O projeto será realizado por meio da empresa Econsult Group e desenvolverá nos próximos meses processos participativos para elaboração da identidade visual da APA de Campinas.

Serviço

Ciclo de Oficinas para a elaboração de identidade visual da APA de Campinas – processo participativo

Região dos bairros Carlos Gomes, Chácaras Gargantilha e Jardim Monte Belo

Data: sábado, 5 de março

Horário: 9h às 12h

Local: Associação de Moradores Unidos do Bairro Carlos Gomes e Adjacentes

Endereço: Avenida Antonio Ignácio Pupo 100, bairro Carlos Gomes, Campinas

Região do distrito de Sousas

Data: terça-feira, 7 de março

Horário: 19h às 22h

Local: Casa de Cultura e Cidadania Antônio da Costa Santos

Endereço: Rua Treze de Maio, 48, Jardim Sorirama, distrito de Sousas, Campinas

Região do distrito de Joaquim Egídio

Data: quinta-feira, 9 de março

Horário: 19h às 22h

Local: Centro de Cultura Caipira e Arte Popular de Campinas

Endereço: Rua José Inácio, 14, Joaquim Egídio, Campinas

Mais informações ou dúvidas, entrar em contato:
(79) 3013-6757 (Econsult); (19) 2116-0657 (Secretaria do Verde); e-mail: meioambiente@campinas.sp.gov.br

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Antecipação do 13º salário aguarda decisão do Governo

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens