Prefeitura de Campinas divulga nome de empresas vencedoras para obras de piscinões

A prefeitura de Campinas divulgou o consórcio vencedor para a construção do piscinão na Praça da Ópera, localizada no Centro da cidade. O valor total da obra é de R$ 125.595.094,81 e inclui a construção do reservatório RS1, instalação de galerias pluviais e equipamentos.

O consórcio Reservatório Praça da Ópera JDPC venceu o certame com um desconto de 5% sobre o valor descrito e é formado pelas empresas:

  • Jofege Pavimentação e Construção Ltda.
  • DP Barros Pavimentação e Construção Ltda.
  • Casamax Comercial e Serviços Ltda.

Diz o secretário responsável pela obra, o mesmo que enrolou ao máximo as obras do BRT e que está atrasando as do Mercado Municipal, que a ordem de serviço será assinada na primeira semana de maio, iniciando imediatamente a montagem do canteiro de obras.

Como todas as obras dessa secretaria, o prazo de finalização das obras é de 24 meses, porém quase sempre há atrasos com as desculpas mais estapafúrdias possíveis.

O reservatório RS1 funcionará como um grande “tanque de retenção” de chuvas para mitigar alagamentos, protegendo o comércio, trânsito e moradores da região da área central e adjacências.

O reservatório na região do córrego Serafim será o segundo da cidade e terá capacidade de armazenamento de 80 milhões de litros de água. Serão duas células circulares, cada uma com 45 metros de diâmetro e profundidade de 22 metros. Também está prevista uma galeria de desvio que vai trazer as águas pluviais da Rua Delphino Cintra.

Uma série de obras está sendo feita para a contenção de enchentes em locais críticos e que sofrem com problemas durante os períodos de chuva há várias décadas.

A 1ª obra do plano de macrodrenagem que está em andamento é a construção do reservatório para contenção de cheias na região do Jardim Paranapanema (Piscinão – RP-1), com investimento de R$ 205,8 milhões.

O reservatório da Praça de Esportes Paranapanema será coberto, para que a Praça possa ser recomposta. Quando estiver em operação, nos momentos de cheia, a água entrará por uma galeria de derivação e será escoada por outra, com auxílio de quatro bombas submersíveis.

No momento, está sendo construído o túnel que vai ligar a avenida Princesa d’Oeste até o reservatório RP-1 sob a Praça Paranapanema. O túnel de revestimento metálico terá 3,50 m de diâmetro em uma estrutura chamada de Tunnel Liner. Também estão sendo construídas as estruturas de sustentação do reservatório.

Da Redação ODC.
Leia também:
Guarda Municipal apreende grande quantidade de drogas em bairro de Campinas