Em visita ao município de Campinas nesta quinta-feira, dia 27, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que vai trabalhar pela liberação de recursos para intervenção nas microbacias hidrográficas do Ribeirão Anhumas (Avenida Princesa D’ Oeste) e do Córrego Serafim (Avenida Orosimbo Maia). O objetivo das obras é mitigar o problema das enchentes em Campinas, principalmente na região do Proença.
De grande proporção, o projeto propõe uma série de obras de drenagem urbana, incluindo piscinões, alargamento e aprofundamento das calhas hídricas, visando obter um melhor e mais eficiente controle das águas pluviais nos momentos de vazantes. São obras de alto custo e com um período longo de execução.
“Essa questão é muito importante e assim que os projetos estiverem concluídos daremos encaminhamento para oferecer todo o apoio técnico e financeiro para que os projetos possam acontecer”, disse o Ministro.
Sobre o recurso para as obras, Gomes de Freitas afirmou que será necessário fazer a alocação de prioridades e dependerá de aportes do Orçamento Geral da União. “Faremos remanejamento, mas não vai faltar apoio. É muito meritório, um município como Campinas precisa deste tipo de suporte. É uma questão muito séria que precisa ser tratada”, disse.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Defesa Civil emite alerta de fortes chuvas com raios, ventos e granizo para Campinas