Prefeitura de Campinas faz regularização fundiária da Vila Diva e do Jardim São Marcos

A Prefeitura de Campinas continua fazendo a regularização fundiária de vários bairros, alguns deles muito antigos que ainda não tinham títulos de propriedade.

Agora houve a aprovação do Plano de Regularização Fundiária dos núcleos residenciais Jardim São Marcos (3ª fase) e Vila Diva (2ª fase). No total, foram contempladas aproximadamente 892 pessoas em 223 famílias.

Com a aprovação dos Planos de Regularização, iniciará o registro das matrículas dos imóveis nos cartórios. Com isso, os moradores receberão os títulos de propriedade, findando uma espera de 58 anos para o São Marcos e 42 anos para a Vila Diva.

As duas regularizações são classificadas na modalidade de interesse social, uma vez que a maioria dos moradores é de baixa renda.

Núcleo Residencial Jardim São Marcos

A terceira fase de regularização do Núcleo Residencial Jardim São Marcos, na região Norte da cidade, contempla área de 38.014,66 metros quadrados, formada por 144 lotes. Com mais esta etapa, o Núcleo torna-se 100% regularizado. A 1ª e a 2ª fase do Plano já foram aprovadas em maio e agosto de 2023, respectivamente. As famílias já receberam as matrículas de propriedade dos seus imóveis.

A ocupação do Núcleo começou em 1966 com a chegada de famílias migrantes de várias regiões do País. Elas ocuparam áreas públicas do Loteamento Jardim São Marcos e iniciaram a construção de moradias precárias. A ocupação avançou e mais famílias chegaram e estabeleceram laços familiares, afetivos e sociais, encontrando também trabalho no entorno. A partir de 1987, os ocupantes passaram a se organizar em associação para buscar melhorias para o bairro.

Núcleo Residencial Vila Diva

A regularização fundiária do Núcleo Residencial Vila Diva, na região Sul, está em sua segunda fase. São 79 lotes abrangendo uma área de 18.534,00 metros quadrados. A 1ª fase do Vila Diva foi aprovada em janeiro de 2023 e as famílias também já receberam as matrículas.

A ocupação que deu origem ao Núcleo Vila Diva teve início quando famílias ocuparam irregularmente áreas públicas e particulares do Loteamento Jardim Itaguaçú – 1ª Gleba há 42 anos. A região aos poucos foi se adensando com a chegada de mais moradores.

Da Redação ODC.
Leia também:
Prefeitura de Campinas está com vagas de estágio em aberto; Vejam oportunidades

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens