Prefeitura de Campinas instala placas explicativas em túmulos de personalidades históricas no Cemitério da Saudade

A prefeitura de Campinas instalou no Cemitério da Saudade placas de sinalização de túmulos de personalidades históricas. O novo sistema de sinalização turística, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a empresa de Serviços Técnicos Gerais de Campinas (Setec), vai ser inaugurado no domingo, 3 de novembro, em parceria com o passeio “Saudade e Suas Vozes”, do projeto “O Que Te Assombra?”. Será uma edição especial ao público que for ao cemitério e encontrará, por meio do novo sistema de sinalização turística, informações sobre o local em si; das personalidades históricas que estão sepultadas nele e localização de seus túmulos (veja abaixo os nomes).

Para participar da visita é preciso se inscrever pelo link: https://www.even3.com.br/saudade-e-suas-vozes-campinas-edicao-especial-0311-0900-508113/.

O sistema de sinalização turística terá, inicialmente, sete placas direcionais e 25 placas nos túmulos homenageando personalidades. As informações serão complementadas por um website que pode ser acessado por meio de um QR Code disponibilizado em cada uma das placas.

O diretor municipal de Turismo, Eros Vizel, destaca a importância do projeto do ponto de vista turístico e também cultural, já que trabalha com um dos principais espaços de memória da cultura e patrimônio da cidade. O momento também é especial – a proposta de discussão do turismo em espaços cemiteriais. Campinas instituiu em setembro deste ano, por lei 16.616/2024, o Dia Municipal do Patrimônio Cultural Funerário da cidade.

“A sinalização cria uma condição de infraestrutura para esses espaços acolherem melhor seus visitantes, mas também temos que destacar que esta lei permite com que todo esse patrimônio funerário seja reconhecido e protegido também. Para a gente, isso é uma conquista não só do ponto de vista de turismo, mas também do ponto de vista cultural”, complementa Eros.

Passeio “O Que Te Assombra?”

No passeio “Saudade e Suas Vozes”de domingo, 3/11, os participantes também ouvirão sobre cenas urbanas, milagreiros de cemitério e espaços que provocam devoção popular, e por fim, sobre de arte tumular.

A atividade tem duração de 2h30, em 3,8km de distância com uso obrigatório de calçados fechados. Recomenda-se o uso de calças compridas e repelentes contra insetos.

Sobre o Cemitério da Saudade

Foi o primeiro cemitério público de Campinas, um dos primeiros do Brasil e é onde estão enterradas desde pessoas comuns a figuras importantes para a história da cidade.

Por abrigar jazigos e corpos de pessoas sepultadas nesta e em outras cinco necrópoles que foram transferidas para o local, é o maior cemitério campineiro e um dos maiores do País.

É também um museu a céu aberto. Um acervo de arte tumular, pelas esculturas em mármore e demais materiais – granito, bronze, metal, cobre, latão -, esculpidos desde o fim do século XIX por artistas de renome.

Nesta primeira etapa as placas serão colocadas nos túmulos:

Antonio da Costa Santos (Toninho do PT)
Clara Egideo de Souza
José Duarte
Três anjinhos
Toninho
João Cesar Bueno Bierrenbach
Marcelino Velez
Francisco Glicério de Cerqueira Leite
Aldo Chioratto
Renato Gomide Corte Real
Santuário Senhor Tranca Rua das Almas
Hélio dos Santos
Antonie Hercule Florence
Lelio Coluccini
Bento Quirino dos Santos
Benedito José Amauro e Nicéa Quintino Amauro
Mario Gatti
Capela e Mausoléu de Joaquim Ferreira Penteado
Maria Jandira dos Santos
Odette Valentim Domingos
João Lopes de Camargo
Vitimas do massacre da porteira de capivara
Aureluce dos Santos
Rogéria Elias Malaquias
Roberto Elias Malaquias

Serviço:

Inauguração das placas de sinalização de túmulos de personalidades históricas da cidade com o passeio “Saudade e Suas Vozes”
Data: 3/11 (domingo)
Horários: concentração às 9h e início às 9h15
Local: Em frente ao Portão do Cemitério da Saudade de Campinas
Endereço: Praça Voluntários de 32, s/n, Swift
Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/saudade-e-suas-vozes-campinas-edicao-especial-0311-0900-508113/

Da Redação ODC.
Leia também:
Dário Saadi descumpre primeira promessa de campanha: T. Ouro Verde não será inaugurado em outubro

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens