A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, oferece à população mudas e adubo produzidos no Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, localizado no Parque Ortolândia.
“Estamos felizes que hoje temos cerca de 50 mil mudas para doação no Viveiro Municipal”, ressalta o coordenador Toni Cláudio Andrade de Sousa, enfatizando o compromisso da Prefeitura de Hortolândia em promover a sustentabilidade e o paisagismo na cidade.
O espaço oferece orientações técnicas sobre o plantio adequado das árvores. Como parte do Projeto de Arborização e Paisagismo, a meta da Prefeitura de Hortolândia é plantar cerca de 80 mil mudas em todas as regiões do município até 2024.
Para adquirir as mudas e o adubo, os interessados devem comparecer ao local durante o horário de funcionamento, portando um comprovante de endereço, documento com foto e um recipiente adequado, como um saco ou balde. No mês de junho, mais de 173 pessoas foram atendidas no viveiro, resultando em um total de 3.160kg de adubo e 107 mudas distribuídas.
O Viveiro Municipal funciona às quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 9h30 e das 13h às 16h. Vale ressaltar que as mudas disponíveis no projeto “Plantio Online” são retiradas exclusivamente do Viveiro.
Para solicitar o plantio de mudas em calçadas, os moradores devem seguir o passo a passo abaixo:
Acesse o site facil.hortolandia.sp.gov e faça o cadastro, sendo necessário ser morador de Hortolândia.
No menu à esquerda, acesse a aba Meio Ambiente e clique em “Solicitar Serviço”.
Selecione a opção “Plantio Gratuito de Muda na Calçada”.
Indique se o local de plantio possui ou não rede da CPFL.
Escolha uma das 22 espécies disponíveis, levando em consideração a presença ou ausência de fiação elétrica.
Confirme o endereço e envie a solicitação.
Aguarde o plantio, marcando o local na calçada conforme as orientações fornecidas.
A iniciativa visa incentivar a participação da comunidade no cuidado com o meio ambiente e contribuir para a arborização urbana em Hortolândia.
Guia de Arborização
A Administração Municipal alerta a necessidade do plantio correto de mudas adequadas para áreas urbanas, o que minimiza desastres. O Guia de Arborização Urbana está disponível para moradores por meio deste link, de forma gratuita. O objetivo é orientar a população sobre quais espécies são adequadas para o plantio na cidade e como deve ser realizado esse plantio para que a árvore cresça de maneira saudável e segura com raízes fortificadas no solo.
Requerimento de autorização para poda online
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a autorização da poda e do corte de árvores é solicitada por meio do site oficial da Administração Municipal no LINK. Após a autorização no site da Prefeitura e a realização do trabalho, para que o material orgânico podado, galhos e folhas, por exemplo, não fique espalhado nas calçadas, o morador deve contatar, por telefone, a Administração Regional de seu respectivo bairro para garantir a coleta gratuita do que restou deste material. Basta ligar em uma das cinco regionais (clique e veja os números dos telefones) e solicite a coleta.
As informações são da Prefeitura de Hortolândia.
Leia também: Leitores do ODC acham que culpa do BRT ser um fracasso é de Dario Saadi