Prefeitura entrega oficialmente nova decoração e mobiliários da Rua 13 de Maio em Campinas

·

·

·

Tags:

Um presente de Natal antecipado para Campinas. Essa foi a opinião geral entre as pessoas que acompanharam a entrega oficial do novo mobiliário urbano e da cobertura de guarda-chuvas da Rua 13 de Maio na manhã desta quinta-feira, 24 de novembro.

O prefeito Dário Saadi e as secretárias de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho; e de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi; e o secretário em exercício de Serviços Públicos, Paulo Camargo, participaram da cerimônia de entrega ao lado do vereador Carlinhos Camelô, que representou a Câmara Municipal, e do empresário Valter Patriani, proprietário da empresa que doou o projeto para o Município.

A instalação foi doada pela Construtora Patriani, que venceu um chamamento público aberto pela Prefeitura para apresentação de projetos de requalificação da Rua 13 de Maio. A estrutura será permanente e a construtora será responsável pela manutenção durante o primeiro ano. As obras começaram em setembro e o trabalho foi finalizado nesta semana.

“A cidade de Campinas agradece ao senhor, Valter Patriani, por essa obra que não teve nenhum custo para a Prefeitura. Não teve dinheiro público envolvido neste caso porque a Patriani participou do chamamento público e assumiu fazer uma obra que, a princípio, parecia mais simples e que depois se mostrou mais complexa e a Patriani cumpriu tudo que foi necessário”, afirmou o prefeito ao comemorar a entrega. “A um mês do Natal, nós que passamos por dois anos de pandemia com tanto sofrimento, e o comércio aqui do Centro também sofreu muito, realmente é um presente para os comerciantes”, disse Dário Saadi, adiantando que novos projetos para a região central estão em andamento, como a revitalização da Avenida Campos Sales e a reforma do Mercado Municipal, já com licitação aberta.

“Eu estou fazendo as pesquisas finais, mas já é 95% certo que esta é a maior rua de guarda-chuvas do mundo. Nós ganhamos de Dubai e estamos fazendo pesquisas em outras partes do mundo para registrar no Guinnes (livro dos recordes) que Campinas tem a maior rua de guarda-chuvas do mundo”, adiantou Valter Patriani, festejando o resultado da parceria com a Prefeitura.

“A Patriani se sente campineira, estamos na cidade há 10 anos e muito bem recebidos. Essa ideia de colocar os guarda-chuvas foi um desafio e projeto ficou bem completo, com a iluminação pública, a estrutura e a cobertura, os bancos, os pufs e as lixeiras. E todo dia de manhã virá uma equipe da Patriani para dar manutenção, porque os guarda-chuvas sofrem danos e precisam ser trocados”, disse Patriani.

“É uma luta de muitos anos para ter a requalificação do Centro de Campinas”, lembrou a secretária Adriana Flosi, que também é presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). “Ter esse presente a 30 dias do Natal é maravilhoso para nossa cidade”, disse, lembrando que a iniciativa nasceu de uma ideia do prefeito Dário Saadi.

“Nosso prefeito coloca desafios em nossas mãos”, enfatizou a secretária Carolina Baracat. “Nós fizemos um chamamento público aberto a todas as empresas de Campinas e a Patriani ofereceu o projeto e a execução desta linda obra. E agora temos mais conforto para a população como forma de estimular o comércio e os serviços aqui no centro. É muito importante entregar uma obra para as pessoas e ver que elas já estão aproveitando o resultado”, avaliou.

O presidente do Conselho da Acic, o comerciante Edivaldo de Sousa Pinto, também participou da cerimônia e agradeceu a iniciativa. “É com grande satisfação que eu estou aqui representando todos os comerciantes. Estamos acabando de ganhar uma obra de arte para a cidade. Tenho ouvido de muitos lojistas que, felizmente, estamos ganhando algo para melhorar o centro de Campinas. Quero também agradecer a Patriani por esse presente em nome de todos os lojistas e que vamos ter um Natal feliz, mais alegre, mais participativo e as pessoas vão se sentir mais acolhidas. Prefeito, parabéns e muito obrigada por essa iniciativa”, declarou.

“Após uma pandemia, onde sofremos bastante, essa entrega é um presente de fim de ano”, também afirmou o vereador Carlinhos Camelô durante a cerimônia. “Em nome de todos os comerciantes aqui do centro agradeço e parabenizo o prefeito pela iniciativa, à Patriani e a todos os envolvidos neste projeto.”

Requalificação

O projeto é uma ação do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC). A decoração e o mobiliário urbano tornam a 13 de maio mais amigável e confortável com áreas de sombreamento e locais de descanso.

Seis quadras receberam a estrutura de metal com os guarda-chuvas coloridos, a partir do trecho atrás da Catedral até o próximo à Estação Cultura. São cerca de 800 metros, onde foram instalados 3.100 guarda-chuvas coloridos distribuídos em armações treliçadas colocadas a 6 metros de altura. Também foi instalada uma nova iluminação, utilizando cabeamento aéreo, com 62 luminárias com dois pontos de luz de LED em cada uma e sensores para acender ao fim do dia e desligar pela manhã.

Para dar mais conforto para os visitantes do comércio central, também foram instalados 42 bancos em formato de pufs, 23 bancos retangulares e 15 lixeiras de 150 litros cada. Todos feitos em concreto.

O projeto foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

A obra foi homologada pelas secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo; Infraestrutura; Serviços Públicos; Cultura e Turismo e pela autarquia Serviços Técnicos Gerais de Campinas (Setec). Fiscal da Secretaria de Infraestrutura acompanhou a execução dos serviços.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Setransp e Itajaí Transporte se unem para colocar a primeira linha do BRT de Campinas em operação nesta sexta, 25/11