A prefeitura de Campinas promoveu a readequação do valor do subsídio do transporte público. Para o fechamento do ano, o valor será de R$ 15.464.763,50. O subsídio é a diferença entre o valor da tarifa em catraca e o valor da tarifa técnica, que é coberto pela prefeitura. Caso as empresas recebessem apenas o valor em catraca, considerando todas as gratuidades que existem, o sistema teria que operar apenas no prejuízo.
Importante ressaltar que a tarifa do transporte público coletivo de Campinas não sofre reajuste no valor desde 1º de janeiro de 2023, ou seja, há quase dois anos. E, quando ocorreu o último reajuste, ele foi abaixo dos índices inflacionários medidos no período.
Em 2024, cerca de 70 veículos novos ou seminovos chegaram para reforçar a frota de Campinas. A cidade tem, atualmente, 1.010 ônibus, distribuídos em 233 linhas. Em novembro, foram transportados uma média de 445 mil passageiros por dia útil.
Cesta de insumos
De maneira geral, são diversos custos que influenciam para a suplementação no valor do subsídio, ao longo do ano. Como exemplo, há a criação de novas linhas de ônibus, incluindo linhas do BRT; ajustes operacionais, com o incremento de itinerários e horários nas linhas, para atender novas demandas ou readaptar as já existentes; manutenção dos veículos e mão-de-obra; e variações no valor do combustível, entre outros.
Licitação do Transporte
Em outra frente, a Administração municipal continua trabalhando para realizar a nova licitação do transporte coletivo. Neste momento, ocorrem audiências públicas, nas diversas regiões do município, para apresentar a minuta de edital do novo processo licitatório e receber sugestões, opiniões e apontamentos da população sobre a nova modelagem do sistema de transporte.
O novo transporte público coletivo que será mais acessível, confortável, confiável, previsível, com viagens mais rápidas e menos poluente. Até o próximo dia 20 de dezembro, serão 11 audiências públicas.
Os detalhes podem sem conferidos no endereço eletrônico www.emdec.com.br/novotransporte. Esse é um importante momento de participação popular, na definição de uma nova modelagem de transporte coletivo para os próximos 15 anos.
PAI-Serviço
O PAI-Serviço, que oferece transporte gratuito, porta a porta, para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, fechou o ano de 2024 com subsídio no valor de R$ 17.200.000,00.
Atualmente, o PAI-Serviço possui 55 vans para o transporte gratuito de pessoas com mobilidade reduzida. São 2.076 usuários inscritos no serviço. Em novembro foram realizadas 14.436 viagens. O mês de outubro foi o pico do ano, com 15.300 viagens.
Da Redação ODC.
Leia também: Prefeitura de Campinas muda forma de fechamento de parques por conta de fortes chuvas