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Prefeitura festeja que tarifa de ônibus não vai subir em 2024, mas esconde licitação travada há anos

Uma boa notícia para o usuário do transporte público coletivo de Campinas. Enquanto outros municípios já divulgam reajustes, a Administração Municipal optou por não reajustar a tarifa dos ônibus que circulam na cidade durante 2024. O Bilhete Único comum, que hoje está em R$ 5,45, permanecerá com este valor ao longo do ano que vem.

“Campinas não terá aumento no preço da passagem de ônibus para 2024. Entendendo o impacto de um aumento da passagem de ônibus no orçamento familiar, principalmente das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, nós decidimos não aumentar o preço da passagem de ônibus”, ressaltou o prefeito, Dário Saadi.

A decisão foi tomada a partir da avaliação da conjuntura atual. O valor do óleo diesel, por exemplo, ficou estável esse ano, sofrendo poucas alterações.

Além disso, após um período em que o transporte público ainda sofria impactos da pandemia, o volume de passageiros mostrou recuperação. Se em 2022 foram transportados 122 milhões de passageiros, em 2023 esse número subiu para 124 milhões. Ou seja, 2 milhões de campineiros voltaram a escolher o transporte coletivo como meio de deslocamento.

Equilíbrio nas contas

Importante ressaltar que essa é uma decisão já consolidada. Se houver algum contratempo no cenário econômico, esse impacto não se refletirá na tarifa. Caso haja necessidade, estudos serão feitos para reequilibrar o subsídio pago às empresas de ônibus. Neste ano, de acordo com o decreto 22.857 de 5 de julho de 2023, o valor para o subsídio do transporte coletivo foi de 156 milhões.

Campinas tem hoje uma frota de 1017 ônibus e transporta, em média, 337 mil por dia útil.

A realidade

Esse texto de cima veio da prefeitura. Até aí, tudo muito bem. Mas a licitação do transporte continua travada. Com isso, uma tonelada de ônibus velhos e vencidos continuarão rodando no ano que vem.

A atual administração não foi capaz de estabelecer e consolidar um edital minimamente aceitável para que empresas interessadas possam enviar propostas. Só assim é que Campinas poderá ver novos ônibus em circulação em pouco espaço de tempo.

Hoje, a frota de ônibus de Campinas é uma das mais velhas do país, o que representa um grande problema para os usuários, já que são passíveis de mais quebras e desconforto.

Porém, sem um edital de licitação decente, pés no chão e adequado à realidade da cidade, nada vai mudar. A megalomania de querer comprar centenas de ônibus elétricos vai apenas afastar os possíveis interessados.

O prefeito Dário Saadi havia dito que a licitação iria sair ainda neste ano, mas chegamos ao último dia útil do ano e nada vai acontecer. Tudo vai ficar, mais uma vez, para o ano que vem, assim como acontecia na péssima gestão de Carlos José Barreiro e seus editais horríveis.

Assim, Campinas está desde 2018 sem um contrato decente para o transporte público. Mas mesmo assim a prefeitura acha legal fazer um carnaval para anunciar que não vai aumentar a tarifa. É o mínimo, diante do atual sistema arcaico e precário.

As informações são da Prefeitura de Campinas e da Redação.
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