Prefeitura inicia troca dos guarda-chuvas por sombrites na Rua 13 de Maio em Campinas

Depois dos guarda-chuvas, a Rua 13 de Maio começou a ganhar uma nova cara nesta última segunda-feira, dia 23/09 à noite. A prefeitura começou a fazer a instalação dos chamados ‘sombrites’ azuis, com desenhos de andorinhas em branco.

As telas de cor azul e com desenhos de andorinhas substituem a antiga decoração de guarda-chuvas coloridos. As 61 telas serão montadas ao longo dos próximos 15 dias, começando de “cima para baixo”, da Estação Cultura em direção à avenida Francisco Glicério. São 30 nesta semana e mais 31 na próxima. O projeto foi desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), com investimento de cerca de R$ 220 mil de patrocinadores.

A cobertura estará sobre seis quadras do calçadão. Feita de polietileno, a tela tem trama fechada e proteção contra raios ultravioleta. A troca da decoração não vai ter custo para a Administração Municipal, que vai ficar responsável pela manutenção das telas posteriormente. Além de renovar a decoração, o projeto colabora com a requalificação do Centro. A proposta foi feita pelo Movimento Avança Campinas e adaptada pela Acic.

Os sombrites ficarão em seis quarteirões, a partir do trecho atrás da Catedral até próximo à Estação Cultura. Será usada a mesma estrutura de treliça de seis metros de altura instalada pela empresa Patriani em 2022, para abrigar os guarda-chuvas, quando foi feito o projeto de requalificação para o calçadão. Os guarda-chuvas estão em processo de retirada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Os últimos serão removidos nesta semana. Como precisavam ser perfurados para instalação, eles não podem ser reaproveitados e estão sendo encaminhados para reciclagem.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, presenciar o início deste projeto é motivo de alegria para a Prefeitura e os comerciantes do Centro da cidade. “Este é um projeto que promete revitalizar o centro da cidade, trazendo benefícios tanto estéticos quanto funcionais. A instalação vai terminar no mês de outubro, a dois meses do Natal. Quem for fazer compras no calçadão da 13 de Maio, já vai poder curtir a nova cobertura azul e com desenhos de andorinhas, além de ter um conforto térmico maior ao circular entre as lojas”, disse a secretária.

“Como já planejávamos quando fizemos o chamamento público para o projeto de cobertura da rua 13 de maio, que inicialmente recebeu os guarda-chuvas coloridos, a ideia era inovar e ter sempre mudanças. Agora, a decoração temática do sombrite que começa a ser instalada homenageia a ‘cidade das andorinhas’, como Campinas já foi conhecida nacionalmente. Além de oferecer sombreamento e tornar o passeio e as compras pelo comércio do calçadão mais confortável, a novidade desse novo elemento decorativo se torna uma atração e, com certeza, colabora com o projeto Nosso Centro, para a revitalização da região central”, avalia a secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho.

Patrocinadores

Para realizar o projeto, a Acic buscou parcerias com patrocinadores. São as empresas BDI Real State, Soedil, Porsche Stuttgart e BR Parking. A parceria com estas empresas foi organizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo. A nova cobertura será instalada na estrutura já existente que foi doada pela Construtora Patriani.

Saiba como será a nova decoração

Os sombrites foram costurados e os desenhos de andorinha estampados em silkscreen, técnica de estamparia em que a impressão é realizada com tinta à base de estêncil. O material foi produzido com reforço nos quatro cantos com um suporte que “abraça” a estrutura existente com chapa galvanizada. O objetivo é não soltar mesmo em ventanias.

O sombrite será uma tela de sombreador personalizada com desenhos de andorinhas feito com silk screen. A tela é feita de polietileno de alta densidade com 220 gramas. Esse material bloqueia 90% dos raios ultravioleta e reduz em 50% a temperatura do ambiente. O serviço terá garantia por um ano contra defeito de fabricação. Serão 61 peças de 6,05 metros por 6,12 metros, totalizando 2.258 metros quadrados.

O proprietário da empresa Imperium Cobertura, Ygor Mendonça Rodrigues, responsável pela instalação, contou que o projeto está dentro do cronograma, que prevê a finalização de todas as etapas até outubro. “Nesta semana, realizamos a instalação dessas 30 primeiras telas, enquanto finalizamos a confecção dos sombrites que serão implantados na primeira semana de outubro. É um trabalho que vem sendo realizado de maneira muito cuidadosa para entregar uma decoração resistente e funcional não só para os patrocinadores do projeto, que confiaram em nosso trabalho, mas para toda a população de Campinas que vai desfrutar do conforto térmico e da beleza dessa nova estrutura”, afirmou.

Os guarda-chuvas foram instalados em novembro de 2022 junto com a entrega do novo mobiliário urbano doado pela Patriani. A empresa havia vencido chamamento público para projetos de requalificação da rua 13 de Maio. A substituição pelo sombrite, além da renovação, deve-se a uma maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. Ratificado pela diretoria da Acic e pela Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia que cuida do solo público em Campinas, o projeto também foi apresentado ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), que já havia aprovado previamente a instalação de decoração aérea na rua 13 de Maio.

Da Redação ODC.
Leia também:
Passado do Transporte | A inauguração do controverso Terminal Itajaí

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens