Prefeitura publica minuta do edital do transporte para consulta e opiniões. Opinião do ODC: está melhor

Na noite do Dia da Mentira, 1º de abril, a prefeitura de Campinas liberou para consulta a minuta do edital de licitação do transporte público da cidade. Depois de mais de um ano e seis meses de enrolação, finalmente alguma coisa foi apresentada.

Inutilmente dentro do “programa de 100 dias do governo Dário”, a publicação do edital é um fiapo de esperança diante de um transporte caótico pelo qual a cidade de Campinas oferece no momento.

A equipe do ODC viu os documentos e já fez apontamentos de melhorias em diversas áreas. A população também pode acessar e dar opiniões sobre todo o processo durante 92 dias.

Nesse período, a minuta, que é uma cópia do edital, estará disponível para que toda a população tenha acesso e dê sugestões de melhorias no processo, inclusive nas linhas propostas.

Algunas alterações foram realizadas em relação ao edital anterior, que fracassou em 2023 por falta de interessados. Algumas linhas propostas foram alteradas e outras criadas.

A numeração proposta das novas linhas não deverá ter grandes alterações, permanecendo os mesmos prefixos de hoje com um dígito a mais na frente, para evitar confusões durante o processo de transição.

Também acabou a ideia de seis áreas operacionais, ficando apenas duas, de acordo com os lotes que serão licitados. Isso talvez trará confusão para a população no começo, mas com o tempo haverá uma habituação normal.

Não houve novidades em relação à pintura da frota, que deverá ser definida apenas após o final de processo. A modelagem econômico-financeira também mudou e ficou mais vantajosa para os interessados.

Em relação à bilhetagem e ao sistema PAI, não houve grandes mudanças em relação ao edital anterior. As linhas dos perueiros foram agregadas ao sistema, em duas áreas operacionais específicas e à parte.

A maior parte das linhas que já são de perueiros, no caso as mais lucrativas, continuarão como estão, o que já era um pedido dos próprios permissionários. Outras serão alteradas.

Com isso, acaba a ideia de transformar os perueiros em alimentadores do sistema principal, algo que também era solicitado pelos permissionários. As linhas dos ônibus elétricos também foram definidas no edital.

O sistema de linhas 24 horas sofreu poucas alterações. Em relação ao BRT, pouca coisa mudou, mas desta vez já está claro e definido com seus itinerários, inclusive as novas linhas semi-perimetrais, que serão as que vão começar no BRT e terminar em trajetos comuns.

Em suma: o edital está muito mais claro e mais competitivo, ou seja, houve uma melhora substancial em todo o processo, mesmo com toda a demora. É possível que agora os interessados apareçam, pelo bem da população.

O edital pode ser consultado em https://drive.campinas.sp.gov.br/index.php/s/4WfJpQXiHw69DSa

Da Redação ODC.
Leia também:
Prefeitura anuncia ocupação do Palácio da Justiça e fará “poupatempo de serviços municipais”

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens