O prefeito Dário Saadi entregou na última segunda-feira, dia 23, o novo sistema de bancas do entorno do Terminal Mercado, no Centro de Campinas. As bancas foram todas padronizadas e trocadas por de concreto. 140 bancas passaram pela revitalização completa. A prefeitura auxiliou com a reorganização do entorno.
O Terminal Mercado também passou por revitalização completa e foi entregue no final de junho de 2024. Mais confortável, seguro e acessível, o espaço foi reinaugurado pelo prefeito Dário Saadi e faz parte do contexto das ações promovidas pela prefeitura na área central para marcar as comemorações dos 250 anos de Campinas. São 25 linhas municipais que atendem ao terminal.
A substituição das bancas começou dia 13 de maio. O projeto foi negociado pela autarquia de Serviços Técnicos Gerais (Setec) com os permissionários que atuam ao redor do Terminal. Na intervenção das bancas do Terminal Mercado, os permissionários ficaram responsáveis pela aquisição dos módulos de concreto, que substituiram a estrutura atual. O investimento com a troca dos 140 boxes, de R$ 2,9 milhões, foi feito por meio de consórcio, pelos permissionários. A Prefeitura ficou responsável por toda a revitalização e urbanização do entorno da área, incluindo as calçadas, bem como pela construção do pórtico na entrada do terminal.
“Com a readequação do comércio no entorno do Terminal Central e com a instalação de um terminal do BRT nas proximidades, espera-se que aumente o fluxo de pessoas que passam pelo local e, consequentemente, o movimento no comércio”, disse o presidente da Setec, Enrique Lerena.
Lerena disse que a primeira etapa das reformas foi a requalificação do Terminal Mercado e a entrega das novas bancas foi a segunda etapa. “Foi necessário também fazer uma requalificação nas bancas, que estavam muito desorganizadas, fora do padrão. Nós fizemos um estudo, conversamos com os permissionários e encontramos este tipo de modelo, que é uma banca de concreto, pré-moldada, de custo muito inferior à banca de ferro”, explicou Lerena. Segundo o presidente da Setec, foi criado um novo paisagismo, com foco na questão urbanística que foi adequada para a reestruturação do centro da cidade.
“Melhorou 100%. Nós, permissionários, estamos felizes. Hoje nós temos um lugar mais adequado para os nossos clientes. Hoje as pessoas podem vir às bancas com mais segurança e conforto com as novas faixas para pedestres, que dão mais espaço para os clientes”, disse Edilson Santana da Paixão, que é permissionário de uma banca do Terminal Mercado há 39 anos e vende artigos de couro no local.
Da Redação ODC.
Leia também: Alerta surpresa da Defesa Civil assusta campineiros; Veja como novo sistema funciona