O prefeito Dário Saadi anunciou que Campinas terá pelo menos 50 unidades do chamado Abrigo Amigo, instalado nos pontos de ônibus e que ‘conversam’ com os passageiros durante o tempo de espera do coletivo.
Mais 37 serão instalados ainda neste ano em várias regiões da cidade. A parceria, agora, é entre a Eletromídia, que instala os totens, e a Claro, que fará o atendimento.
Na Avenida São José dos Campos, no Jardim Nova Europa, foi instalado o primeiro totem dessa nova leva. A prefeitura e a Emdec não gastará nem 1 centavo nessas instalações.
Todo o custo será da Claro, parceria no projeto. Ela também ficará responsável pela conectividade dos totens com a central de atendimento e a disponibilidade das chamadas de vídeo.
Os eixos das avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez e Amoreiras também receberão os totens em breve. A relevância comercial do ponto de ônibus e outros critérios técnicos são levados em consideração na hora da instalação.
Um desses critérios técnicos é a demanda de embarque no período noturno e a proximidade com comércios e equipamentos públicos. O espaçamento das calçadas também é considerado.
Como funciona o Abrigo Amigo
Os abrigos contam com painéis digitais adaptados para realizar chamadas, em tempo real. Cada ponto é equipado com internet, câmeras noturnas de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes.
As chamadas conectam o usuário a uma central de atendimento formada por mulheres treinadas para fazer companhia e oferecer acolhimento, além de monitorar o entorno do local da chamada. Quando há sinais de perigo, a atendente aciona imediatamente os serviços de segurança pública ou de saúde.
O primeiro Abrigo Amigo de Campinas foi instalado em setembro de 2023 e desde então já foram feitas 1900 chamadas remotas. Neste ano, até o momento, foram 532 chamadas.
Da Redação ODC.
Leia também: História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 10)