Prefeitura vai terminar obra do BRT, de propósito, só em julho de 2024, para “comemorar” 250 anos da cidade

A prefeitura de Campinas, com seu “excelente” secretariado, não dá ponto sem nó. A obra do BRT será atrasada propositalmente para que a mesma possa ser concluída em uma data ‘especial’.

Mesmo já licitada depois de muita enrolação e com a empresa já escolhida, a conclusão total da obra ainda levará pelo menos um ano. Considerando que estamos no meio de maio, e que as obras deverão ser retomadas em pelo menos 60 dias, ela começaria no início de julho. Um ano depois, a cidade comemorará 250 anos, data ideal para a entrega de uma obra desse vulto.

Conforme o ODC já vem adiantando desde o ano passado, a prefeitura atrasará o máximo de coisas possíveis para fazer um verdadeiro carnaval de entrega de obras no dia 14 de julho de 2024, aniversário de 250 anos de Campinas. Até lá, o campineiro vai continuar sofrendo.

O mesmo acontecerá com a licitação do transporte de Campinas. O antigo secretário de transportes, Carlos José Barreiro, e que agora é responsável pela enrolação proposital das obras do BRT, conseguiu enrolar o máximo que pôde até travar tudo na justiça e empurrou o problema para o governo seguinte. E pelo jeito a Emdec está fazendo o mesmo agora.

Considerando que ainda levarão 30 dias para arrumar pequenas coisas (isso porque são pequenas coisas, imaginem se fosse necessário refazer o edital inteiro), depois mais 45 dias para apreciação, só aí já será quase mês de agosto. Que o rito da licitação não tenha mais atrasos, até a abertura dos envelopes, consolidação, homologação, etc, renovação de frota já levará quase mais 8 meses, ou seja, de agosto deste ano qualquer mudança ficará para apenas abril ou maio do ano que vem, ou seja, poucos dias antes do tão famigerado 14 de julho de 2024.

O problema maior é que a prefeitura brinca com a inteligência da população. Como uma obra inteira do BRT, que ficaria pronta em 4 anos, levará mais um ano inteiro para terminar apenas 5% do que falta?

Quem disse sobre esses 5% que faltam foi o próprio Barreiro em várias entrevistas dadas. Considerando a proporção, 5% da obra deveria levar, no máximo, 3 meses para ficar pronto, mas vão enrolar o máximo que podem.

Um exemplo é a obra do Terminal Campos Elíseos, feito com o mínimo de funcionários possíveis e a passo de tartaruga manca. Agora, a desculpa é que o local ainda está sem energia elétrica, e por isso não houve a inauguração. Lembrando que faltam 2 meses para o aniversário de Campinas deste ano, e com certeza o prefeito vai querer fazer o carnaval de sempre usando essa data como justificativa.

Pobre população de Campinas, que além ter que esperar eleições a cada quatro anos, agora tem que esperar aniversários da cidade para que a prefeitura possa fazer entrega de obras que seriam rápidas, mas que atrasam propositalmente. Nisso, o Barreiro é especialista.

Da Redação ODC.
Leia também:
Outback volta com rodízio de chopp e petiscos por R$ 99

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens