Presidente da Eletrobrás garante que não faltará energia no Brasil

·

·

·

Tags:

O LIDE Campinas promoveu um encontro entre empresários e autoridades da cidade e região com o presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Júnior, para discutir sobre o futuro do setor de energia no Brasil.

Referência no setor, Wilson Ferreira Júnior enfatizou o grande potencial enérgico do Brasil e garantiu que não faltará energia nos próximos anos, destacando a importância das energias limpas.

“O risco de faltar energia é muito baixo porque investimos até R$ 60 bilhões ao ano entre geração e transmissão. Além disso, a energia limpa no país ainda tem muito para crescer, como a solar e a eólica. Hoje utilizamos apenas 10% da energia eólica no Brasil e o potencial de geração chega a 400 GW, já na energia solar, não é possível nem calcular”, afirma.

Wilson preside a Eletrobrás pela segunda vez (a primeira gestão foi entre 2016 e 2021). Ele ressaltou o orgulho de fazer parte de uma empresa totalmente brasileira e defendeu a privatização como etapa importante para a empresa conseguir alavancar novos investimentos.

“Hoje, a Eletrobrás é a segunda maior empresa de energia renovável do mundo e a segunda com menor emissão. Em menos de quatro anos, ela será a maior com a menor emissão do mundo. Temos capacidade para investir 13 bilhões por ano”, revela.

Ele destacou ainda que irá investir em usinas solares flutuantes nos reservatórios das hidrelétricas para produzir o hidrogênio verde.

“O hidrogênio, provavelmente, será o combustível da próxima década. Temos reservatórios, linhas de transmissão e pretendemos aproveitar uma parte desses reservatórios para fazer as usinas híbridas. A energia produzida poderá alimentar o processo de eletrólise para produção do hidrogênio verde mais barato”, garante o executivo.

Para Silvia Quirós, presidente do LIDE Campinas, é muito importante reunir grandes empresários e autoridades da região para debater um tema tão relevante para o país.

“A produção de energia no país e as expectativas de geração são fundamentais para atrair novos investimentos para o Brasil e garantir o desenvolvimento econômico. O encontro foi muito enriquecedor com as previsões trazidas pelo Wilson Ferreira Júnior e o debate trouxe confiança para muitos empresários para os próximos anos”, analisa Silvia.