A previsão de chegada das linhas no ponto em tempo real está sendo exibida, de forma definitiva, em 47 painéis digitais presentes em abrigos de ônibus, de 17 bairros de Campinas. O projeto da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estava em fase de testes desde o início de janeiro e agora a solução foi adotada de forma permanente. A iniciativa envolve o aplicativo Cittamobi e a empresa Eletromidia, concessionária responsável pela implantação e manutenção de abrigos no município.
“A solução auxilia os usuários do transporte público na consulta aos horários previstos e na escolha da linha a ser utilizada, trazendo mais comodidade e agilidade para programar as viagens de seu dia a dia”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Durante a fase experimental, o layout das telas que apresentam o horário de chegada das linhas no ponto foi aprimorado. A novidade é o destaque para a indicação das linhas que estão atendendo ao ponto no momento da exibição.
A previsão das duas próximas partidas de cada linha é exibida nos MUPIs (Mobiliários Urbanos para Informação) a cada 2 minutos e 40 segundos. As informações disponíveis são extraídas do sistema de monitoramento via GPS instalado nos ônibus, que também alimenta o aplicativo Cittamobi.
Os painéis digitais estão localizados em abrigos “padrão Glicério”, que contam com quatro assentos individuais, cobertura, iluminação em LED, acessibilidade e tomadas USB para recarga de celulares.
Consulta pelo smartphone
Também é possível consultar horários e itinerários das linhas do sistema de transporte público coletivo pelo smartphone, pelos aplicativos “Cittamobi” e “Moovit”. Eles informam, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto, entre outras funcionalidades; e estão disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Vacinação contra pólio e sarampo chega às escolas em maio