A primeira Loja Maçônica de Campinas receberá um grupo de visitantes no próximo dia 31 de agosto. Os interessados deverão se inscrever a partir de 23 de agosto no site campinas.sp.gov.br/turismo.
Fundada em 7 de julho de 1859, a Loja Maçônica Independência tem papel relevante na formação histórica e política de Campinas. Seu primeiro presidente foi Pedro Ernesto Albuquerque de Oliveira, então Grande Inspetor Geral e Delegado do Supremo Conselho do Grande Oriente do Brasil.
Pouco após sua criação, a Loja passou a reunir importantes nomes da história de Campinas, como Francisco Glicério, Jorge Miranda, Bento Quirino e Manoel Ferraz de Campos Salles, este último futuro presidente da República.
Durante o século XIX, a Loja Independência exerceu forte influência na vida pública e promoveu diversas ações de apoio à população em situação de vulnerabilidade. Seu edifício, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas, mantém preservadas características arquitetônicas que ajudam a contar a história da cidade.
Cada passeio tem duração aproximada de três horas, das 9h às 12h, e conta com até 40 vagas. O ponto de partida e chegada é a Feira Hippie, no Centro de Convivência Cultural, tradicional espaço de arte e gastronomia da cidade, visando fomentar a visitação ao local.
A Loja Maçônica a ser visitada está localizada na Avenida Campos Salles, e sempre chama a atenção de quem passa pela região.
Da Redação ODC.
Leia também: Depois de muitos pedidos, inclusive do ODC, Emdec finalmente reorganiza ponto de ônibus na Orozimbo Maia