Os mecanismos relacionados ao processo de envelhecimento da pele sempre foram um dos principais debates entre cirurgiões plásticos, dermatologistas e pesquisadores da área. Nesse sentido, uma das principais dúvidas dos médicos e acadêmicos é se o processo de envelhecimento do rosto está relacionado à flacidez ou a perda de volume da face. O aparecimento dos sinais de envelhecimento nos lábios, por exemplo, sempre foi diretamente associado à flacidez devido à aparência que a região assume. Porém, um estudo recente publicado na Plastic and Reconstructive Surgery, revista médica da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), apontou que a perda de volume também colabora para o envelhecimento do lábio superior. “A pesquisa sugere que, à medida que envelhecemos, o lábio superior aumenta e a espessura dos tecidos moles que o compõe diminuem, o que leva à perda de volume da região, conferindo, consequentemente, aquela aparência flácida e enrugada aos lábios”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).
De acordo com a Dra. Beatriz Lassance, o estudo fornece para os cirurgiões plásticos informações capazes de melhorar a forma como são realizados os procedimentos para rejuvenescimento facial, principalmente dos lábios. “A pesquisa mostra-se de grande relevância, pois a boca e a região perioral desempenham um papel fundamental na aparência e harmonia do rosto, mas, infelizmente, ainda possuímos pouca compreensão sobre os mecanismos envolvidos no processo de envelhecimento dessa região, o que o estudo ajuda a esclarecer”, afirma a especialista. “Agora, nos resta aguardar pesquisas que discutam as implicações clínicas dessas descobertas, incluindo o papel dos preenchimentos injetáveis para aumento do volume dos lábios de forma minimamente invasiva.”
Fonte: Dra. Beatriz Lassance – Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.