O Procon de Campinas divulgou uma nova relação dos campeões de reclamações no ano de 2024. Instituições bancárias lideram as reclamações por mais um ano. Os três primeiros lugares não teve alterações.
Já em quarto lugar estão as empresas financeiras, que estava em quinto lugar no ano anterior. O quinto lugar agora é ocupado por empresas de telefonia. Há ainda provedores de internet, energia elétrica, magazines, seguradora e empresas de cobrança.
Isso mostra que o Procon pode sim receber reclamações de empresas de cobrança que fazem contatos de forma insistente e desagradável. Já no relatório de atendimento o tema mais abordado é a cobrança abusiva.
Descumprimento de oferta e vício de serviço vêm logo na sequência. O quarto lugar está para falta de informações, seguido de vício de produto e acidente de consumo.
Também houve registro no aumento de reclamações, passando de 110.693 para 112.133 de um ano para o outro. A maior parte das reclamações foi feita via telefone, seguinda por meios eletrônicos e depois por presencial, quase com a mesma porcentagem entre os três.
O Procon do Campinas Shopping, instalado dentro do Poupatempo, foi o local que recebeu a maior parte dos atendimentos, seguido pelo Paço Municipal. Os detalhes do levantamento podem ser conferidos em https://procon.campinas.sp.gov.br/ranking-mensal-anual.
Da Redação ODC.
Leia também: Exclusivo | Estação-modelo de novas catracas no BRT tem quase 100% de evasão durante a noite