A busca pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apresentou alta em diversas cidades do estado de São Paulo no primeiro mês deste ano, já sob o modelo da CNH Paulista, que segue as diretrizes da CNH do Brasil e é mais acessível e moderna. Em Campinas, não foi diferente. O município registrou aumento de 43% na abertura de processos de habilitação em janeiro, entre os dias 1º e 28, na comparação com o mesmo período de 2025. Ao todo, foram abertos 2.772 processos de formação neste ano, ante 1.934 no ano passado.
O novo modelo de habilitação procura simplificar e baratear as etapas de formação. Em janeiro, as mudanças levaram à extinção da baliza nas provas práticas e à inserção do carro de câmbio automático, além da adoção do teto de R$ 90 para os exames psicotécnico e médico.
O Detran-SP vem implementando gradualmente as mudanças previstas na nova regulamentação, com foco na digitalização de etapas, redução de custos e ampliação do acesso à CNH. As informações oficiais sobre o novo modelo, etapas do processo, regras e orientações ao cidadão estão disponíveis na página da CNH Paulista.
Do Detran-SP.
Leia também: Emdec instala mais lombadas pela cidade; Redução da velocidade tem sido “na marra”





