O Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que oferece aulas de música no Distrito do Campo Grande, periferia de Campinas (SP), participa pela sétima vez do Arcevia Jazz Feast, na cidade italiana de Arcevia. O evento ocorre entre 28 de julho e 03 de agosto de 2024, já estando em sua 26ª edição. A dupla que vai embarcar para a Europa na última semana de julho e representar o Anelo no festival é formada por Jéssica Rodrigues, professora de Trompete, e Regina Lima, professora de musicalização infantil, ambas integrantes da Orquestra Anelo. Os custos da viagem aérea estão sendo arcados com a realização da venda de souvenirs e arrecadação de doações.
Para o custeio das passagens de avião e transporte durante a estadia, a entidade continua recebendo doações. As pessoas interessadas em contribuir, podem realizar a doação por meio da plataforma Vakinha ou PIX. A campanha na plataforma está com a meta de alcançar R$ 10 mil em doações.
Presença Feminina
É o segundo ano que o Instituto Anelo é representado por uma dupla de musicistas no Festival. Em 2023, Alline Ribeiro e Paula Lins foram a à Itália. Neste ano, Jéssica e Regina participarão de oficinas de Prática de Conjunto, Big Band, Improvisação, além das aulas direcionadas aos instrumentos, saxofone e trompete.
Em 2024, a novidade fica por conta da representatividade. Regina e Jéssica, duas mulheres negras, pretendem levar ao festival, muita brasilidade e musicalidade de raiz afro, como o Ijexá, assim como trabalhar outros grandes gêneros da música brasileira como a Bossa Nova.
Regina destaca a importância do apoio recebido para aceitar o desafio. “Eu tenho muita fé e muitas pessoas que estão me ajudando. Primeiro por acreditarem em mim e depois auxiliando no levantamento dos recursos. Estou muito engajada em fazer acontecer, estamos vendendo doces, fazendo vaquinha, e muito empolgada em, com a Jéssica, representar o Anelo na Itália”, comentou Regina.
Para Jéssica, a experiência será muito rica, musicalmente. “Para mim, é muito significativo, primeiro por conta de toda a representatividade, sendo eu e Regina a primeira dupla de mulheres negras que vai ao Festival. Eu estou ansiosa por conhecer novas pessoas e novas formas de ver a música. É uma honra também participar deste festival que já tem uma parceria tão consolidada com o Anelo. Vai ser a primeira vez que vou participar de um festival fora do Brasil. Estou ansiosa e animada também para voltar e contar tudo para os meus alunos, para a família, compartilhar esta experiência com todas que nos apoiaram, e também contar as histórias boas e os desafios”, apontou Jéssica.
Arcevia Jazz Feast
O festival é um seminário de jazz e improvisação, que oferece atividades de aprendizado intenso, integrando alunos e professores de música do mundo inteiro.
Desde 2015, o Festival já recebeu mais de 40 profissionais do Instituto Anelo.
O Arcevia Jazz Feast é realizado desde 1998, durante o verão europeu, na cidade italiana de Arcevia, a 240 quilômetros da capital, Roma. A cidade está localizada na região montanhosa de Marche, Província de Ancona. Arcevia tem pouco mais de 5 mil habitantes e é muito conhecida por ainda manter diversos castelos medievais para visitação. Fundada entre o final do século VIII e início do século IX, a cidade preserva suas construções e é rodeada por sítios arqueológicos.
Para doar
Opção 1) VIA PIX
Código PIX CNPJ: 05.896.161/0001-29
Dados de conferência: Conta vinculada ao Banco do Brasil. Agência 3551-3
Opção 2) Plataforma Vakinha
Link: vakinha.com.br/4934199
Para outros tipos de doação, é possível entrar em contato com o Instituto
Anelo:
– Por telefone (19) 3227-6778;
– Por e-mail contato@anelo.org.br;
– Ou pessoalmente na sede da entidade (Avenida Vicente de Marchi, 718,
Jardim Florence, Campinas/SP)